Educação, contexto político e demandas escolares

Adelmar Santos de Araújo, Augustus Marinho Bilac, Valtuir Moreira da Silva

Sob a ótica de uma educação emancipadora, a luta se torna ainda mais importante quando   entendemos que a escola tende a influenciar seu alunado e membros da comunidade conforme a influência do pensamento da classe dominante. Isso faz com que cada espaço e cada momento do cotidiano escolar sejam decisivos; o campo está em disputa. A luta por uma nova escola é, ao mesmo tempo, a luta em defesa de uma nova sociedade, vice-versa.

Reconhecer e defender política pública como direito humano significa, sistemática e efetivamente, trilhar em direção contrária ao pensamento neoliberal, romper suas bases de apoio e diretrizes mercadológicas, cuja marca maior desse processo é a terceirização, sobretudo com a flexibilização das leis trabalhistas (BEVILAQUA, 2020). Os artigos que compõem este livro estão dispostos em temas/objetos livres, compondo um processo de se colocar na diversidade para compreender essa diversidade educacional que temos em nosso Brasil. É um verdadeiro mutirão intelectual para pensar teorias, experiências e realidades da educação nacional.

Ano de lançamento

2024

Formato

ISBN

978-65-265-1115-2

ISBN [e-book]

978-65-265-1116-9

Número de páginas

145