Educação do Campo – Escola da Terra: políticas públicas e formação de professores
Organização: Delma Barros Filho, Lívia Jéssica Messias de Almeida, Maria Jeane dos Santos Alves, Marilene Santos
DOI: 10.51795/9786526504956
Na sociedade contemporânea vivenciamos acelerados processos de transformação que exigem de nós permanente estado de alerta para acompanhar, compreender e enfrentar os desafios e potencialidades deles resultantes. Nesse cenário, a educação escolar ocupa lugar privilegiado. É na escola que o constante conflito “conservar – transformar” se apresenta com todo vigor a demandar dos professores práticas condizentes com os desafios que a contemporaneidade demanda.
Nessa conjuntura, a formação continuada de professores se coloca como fundamental para que a escola cumpra suas principais funções junto à sociedade. Concordamos com Nóvoa quando esse afirma que: “O território da formação é habitado por actores individuais e colectivos, constituindo uma construção humana e social, na qual os diferentes intervenientes possuem margens de autonomia na condução dos seus projectos próprios”. Entendemos que os processos de formação dos professores se constituem nesse lugar de fortalecimento de práticas pedagógicas autônomas, necessárias às demandas e desafios da educação contemporânea. É nesse ambiente que nós do GPEMS – Grupo de Pesquisa Educação e Movimentos Sociais – nos movemos, buscando atuar e contribuir para melhorar a educação da classe trabalhadora.
Esta coletânea reúne trabalhos de professores que elegem como foco de reflexão e ação a questão da Educação do Campo. A ideia para sua elaboração surgiu durante os processos desenvolvidos no “Curso de Aperfeiçoamento Escola da Terra” e no “Curso de Especialização Lato Sensu em Educação do Campo” ofertados pela Universidade Federal de Sergipe (Campus Universitário Prof. Alberto Carvalho), nos anos de 2021 e 2023.
A origem dessa história de formação remonta à sua primeira edição, quando entre 2017/2018 o estado de Sergipe integrou o conjunto de regiões que executou a Ação Escola da Terra na forma de um projeto piloto dessa política, ainda a única, que se volta para a formação continuada de professores no âmbito do ensino multisseriado no estado. É, portanto, uma jornada que teve um começo e cuja história estamos contribuindo coletivamente para construir. Esse livro é um testemunho importante desse percurso.
O fato de que em nossa trajetória compareçam dificuldades é parte frequente do processo e não nos desanima, aliás, aumenta a nossa convicção de que devemos preservar uma fração da nossa energia acadêmica para a reflexão e a escrita, gestos importantes e necessários porque entendemos que através do compartilhamento dessas experiências podemos nos conectar com outras pessoas e contextos para a construção de ações e noções socialmente partilhadas, que visam a atender as necessidades formativas e educativas da classe trabalhadora, neste caso especificamente os trabalhadores do campo.
Ano de lançamento | 2023 |
---|---|
Formato | |
ISBN | 978-65-265-0494-9 |
ISBN [e-book] | 978-65-265-0495-6 |
Número de páginas | 170 |
Organização | Delma Barros Filho, Lívia Jéssica Messias de Almeida, Maria Jeane dos Santos Alves, Marilene Santos |