Educação e Ciências: constituição de sentido nas experiências educacionais
Organização: Jean Felipe de Assis, Lucimeri Ricas, Thiago Corrêa Almeida
DOI: 10.51795/9786526516171
Com alegria e com satisfação, apresentamos a primeira coletânea de trabalhos do Programa Educare: Ciências, Artes e Tecnologias da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Ao longo das linhas e das entrelinhas, na tessitura da vida e na vida dos textos apresentados, são notórias as preocupações com o Ensino de Ciências, a formação humana e os modos pelos quais os saberes devem fornecer experiências plenas de sentido e de significado. Por outro lado, em críticas explícitas ou subentendidas, as propostas de reflexão desvelam uma insatisfação com os currículos, com as propostas avaliativas, com os métodos de ensino e com a formas pelas quais as Ciências são apresentadas nos meios de escolarização.
[…]
Os integrantes do Programa Educare promovem distintos espaços de diálogo, dentre os quais debates, seminários, congressos e cursos com o enfoque na Educação Científica, Matemática, Cultural e Artística. Alocado no Instituto de Aplicação da Uerj, dentre os docentes que compõem as atividades temos integrantes de Desenho e de Design, disciplinas que não são vistas com facilidade nas grades curriculares e em processos de formação de professores. Nesse contexto, dentre os variados centros e ambientes educacionais que o Programa atua, elementos e características estéticas se fazem notar por sensibilidades artísticas, literárias, científicas e matemáticas de todos os seus integrantes, contribuindo para um diálogo fraterno e amplo entre todas as epistemai. A publicação desses textos, portanto, reflete o desejo de expressão de pesquisas acadêmicas, materiais de divulgação científica, acervos de exposição pedagógica e materiais pedagógicos criados nos projetos que integram o Programa.
Os textos apresentados possibilitam um espaço aberto para uma discussão das pesquisas em Educação, em particular em suas interfaces com as Ciências, as Matemáticas, as Artes e as Tecnologias. São evidenciados os processos de uma formação científica e cidadã a partir da promoção de práticas pedagógicas em variados ambientes pedagógicos, incluindo escolas públicas e instituições científicas.
[…]
Jean Felipe de Assis
Ano de lançamento | 2024 |
---|---|
Formato | |
ISBN [e-book] | 978-65-265-1617-1 |
Número de páginas | 227 |