EDUCAÇÃO e… pandemia… família… tecnologia

Organização: Aline dos Santos Moreira de Carvalho, Ana Estela Brandão Duarte, Diogo Janes Munhoz

PREFÁCIO

Reunir, em uma obra, reflexões sobre Educação e…pandemia…família… tecnologia é, antes de tudo, um desafio para pessoas ousadas. Por isso, principio parabenizando autores e organizadores deste livro pela coragem e ousadia, neste momento tão complexo em que estamos vivendo.

A obra, em cena, mesmo tendo sido concebida em momento de luto da humanidade devido à COVID-19, não se deixa abater, através de múltiplos olhares, lança luz sobre a educação quando, a muitas mãos, faz uma imersão na literatura, colhe, acolhe e reafirma a ideia de que a escola é viva, e viver é paradoxal por excelência.

Objetivando ampliar o acesso à informação, com estes artigos, a Universidade Columbia del Paraguai mais uma vez fala para o mundo. Inicia com a discussão sobre a identidade feminina, focando como Rousseau descreve a educação feminina, seguindo até os dias atuais nesse processo de malabarismo funcional em que a mulher contemporânea é uma equilibrista por identidade e necessidade. Desafio é a palavra marcante na trajetória de educadores e estudantes desde o ano de 2020 marcado pela COVID – 19, especialmente para as mulheres com o ensino remoto com seus desafios e lições para a educação. Nesse aspecto os autores evidenciam que tanto os alunos quanto os professores necessitam urgentemente de apoio tecnológico.

Esta obra também nos convoca a aprimorar o conhecimento acerca da utilização do PDDE- Emergencial, destacando-o como Recurso Federal excepcional no contexto de situação de calamidade provocada pela Pandemia COVID – 19.

Também nos convida a refletir sobre o ensino de Educação Física Escolar, nesse mesmo contexto e destaca o resgate que ele fez de atividades com a interação da família, resgate de jogos e brincadeiras e construção de brinquedos.

Nesta mesma linha da ludicidade temos o prazer de saber sobre propostas de intensificação das atividades de experimentação de como se faz ciência de maneira divertida e sobre a importância e contribuição da gamificação para uma educação inovadora, ferramenta empolgadora e motivacional.

Retomando a questão da família como mediadora do conhecimento o aspecto positivo relevante é a otimização dos laços afetivos, no entanto os relatos familiares atestam que ela não conseguiu “dar conta” daquilo que é genuinamente da escola

Alargando a reflexão sobre a importância da Rotina na Educação InfantiI, ganha destaque o fato dessa proporcionar à criança segurança, organização e conforto. Andando de mãos dadas com a escola, a Psicologia Educacional propõe, em tempos de Pandemia COVID – 19, mudanças de hábitos no cotidiano para melhorar a qualidade de vida.

Nesse caminhar, temos os alunos com dificuldades de aprendizagem para os quais a obra ressalta o lúdico como Metodologia, atestando que brincar é o que as crianças fazem de melhor e que a brincadeira não pode ser considerada como uma atividade complementar, e sim, primordialmente pedagógica. No trabalho Psicopedagógico, a contribuição do lúdico ultrapassa os aspectos do lazer e alcança os objetivos de aprendizagem.

Caminhando um pouco mais, nessas trilhas da educação, o livro que temos em mãos nos faz deparar com novas perspectivas de ensino – aprendizagem através do diálogo entre Neurociência e Educação, diálogo que deixa claro que o educador é o profissional que maior impacto pode causar no sistema atual da educação.

Dentre tantos desafios encontrados até aqui não poderíamos deixar de encontrar: desafios e possibilidades do processo de aprendizagem da leitura e da escrita também nos estudantes do Ensino Fundamental dos anos finais e a relevância de que aprender a ler e escrever são atividades inerentes à escola.

E por falar em desafio…..Que tal trazer logo a reflexão sobre a exclusão digital? É Isso mesmo que Você leu, Caro leitor. Esta obra nos apresenta os inúmeros desafios na implementação das TICs no processo de ensino – aprendizagem aplicada à Educação Básica.

E, finalmente, desbravando e superando os desafios encontrados na leitura e escrita pelos alunos do Ensino Médio somos apresentados à interdisciplinaridade como instrumento fundamental para o aprimoramento da leitura e da escrita, um redimensionamento no fazer pedagógico.

Acreditando que já estava caminhando com Você, Colega Leitor, eu agradeço pela companhia e digo:

“A boa companhia encurta a estrada”.

Maria do Socorro Cordeiro Feitosa
Mestra em Educação e Professora de Língua Portuguesa

Ano de lançamento

2022

Número de páginas

232

ISBN

978-65-5869-789-3

ISBN [e-book]

978-65-5869-790-9

Organização

Aline dos Santos Moreira de Carvalho, Ana Estela Brandão Duarte, Diogo Janes Munhoz

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