Educação e pedagogias críticas a partir do sul: cartografias da educação popular

Autoria: Marco Raúl Mejía

R$50.00

 

Nestas ‚cartografias da Educação Popular‛, Marco Raúl mostra a pluralidade das fontes que vão desembocar na Educação Popular, ressaltando que sua história é mais longa e acidentada do que o que foi praticado a partir de meados do século XX, quando Paulo Freire começa a tecer sua proposta para alfabetizar adultos. Reconhece a ação institucional das igrejas na Europa – Reforma Protestante e a
Contra-Reforma Católica – na direção de uma educação escolarizada de acesso universal, estimulada por propósitos de oferecer educação gratuita para todos com iniciativas que então se nominaram educação popular.

Mergulha na tradição latino-americana reconhecendo personagens e feitos que confluíram para a construção de um paradigma que, ao aliar contexto, saberes e sujeitos, torna-se reconhecido pela forma singular como possibilita a relativização das fortes hierarquias nas relações de poder; pela maneira como faz do diálogo entre culturas, saberes e sujeitos solo dos processos educativos. Solo fértil!

Apresenta, por conseguinte, esta Educação Popular da‚ Nossa América‛ como uma construção histórica, cujo acumulado de conhecimentos interpela e disputa com outras formas de educação, desde os seus primórdios, os sentidos e os significados da ação pedagógica. No bojo desta construção, o legado de Freire irrompe e se propaga, não apenas nos anos 1950, quando a Educação Popular desponta como uma das frentes presentes nas lutas por mudanças sociais e políticas em países da América Latina e Caribe, mas também, no entorno dos anos 1990, quando seus pensadores passam a rever práticas educativas e produções teórico-metodológicas, com vistas | consolidação de ‚um pensamento educativo crítico na América Latina‛, mostra o autor.

Elenca, então, outras correntes de pensamento, presentes nos mesmos contextos, que confluem para a resistência à homogeneização epistêmica, pretendida pelos pensamentos europeu e americano do norte. […]

Ano de lançamento

2024

ISBN

978-85-7993-415-5

Número de páginas

315

Formato