Educação e tecnologias: diálogos, práticas e pesquisas na sala de aula. Volume 1
Organização: Débora Suzane Gomes Mendes
APRESENTAÇÃO
Este livro reúne resultados de pesquisas da área da educação e das tecnologias na educação, desenvolvidas no chão da escola e da universidade pública, com o intuito de excitar discussões que envolvem à docência e as suas multifacetadas relações. Somandose a esse objetivo, esta publicação adveio da necessidade enquanto orientadora de trabalho de conclusão de curso da graduação e da pós-graduação em dividir com a comunidade acadêmica e social às produções de alguns dos jovens pesquisadores em educação da UFMA, IFMA, UESPI, na ação de repensarmos a sala de aula presencial e virtual, a gestão democrática, a formação docente e outros elementos pertencentes ao espaço educativo.
Tais temáticas são eixos centrais dos desafios lançados à educação brasileira nos últimos séculos, permeando um cenário de construção e reconstrução contínua das ações educativas que perpassa pelas salas de aula da educação básica e do ensino superior, de modo que este movimento convoca com emergência os professores a refletir e debater a respeito da educação, em sua complexidade e pertinência social, na nova ordem mundial, na qual os espaços educativos estão correndo o risco de serem concebidos como um negócio que possui um currículo restrito às habilidades e competências convenientes ao setor corporativo, negligenciando saberes essenciais para a existência humana.
Por outro viés, encontram-se os grupos em defesa da educação pública de qualidade que resistem e comprometem-se com valores não hegemônicos, buscando redimensionar a concepção vigente de qualidade na educação pública, fortalecendo a educação enquanto direito e bem social, às condições adequadas ao trabalho pedagógico, as informações e os conhecimentos relevantes, as tecnologias que favorecem o processo de ensino-aprendizagem, os modos democráticos de gestão da escola e da universidade, a colaboração entre as instituições educativas e a sociedade, a formação inicial e continuada dos professores. Esses aspectos 8 deverão integrar a transformação da educação a partir de uma concepção crítica, ultrapassando o nível instrumental.
Nessa esteira, a educação do indivíduo terá por finalidade a análise crítica e a transmutação do meio social, bem como conceber os educadores e gestores como intelectuais que favorecem o repensar da escola, das práticas pedagógicas e da tecnologia por intermédio da pesquisa científica, enriquecendo as suas atividades e as conjunções favoráveis ao ensino, a aprendizagem e ao trabalho para estudantes e educadores. Para tanto, é primordial profissionais bem preparados que questionam e compreendam a realidade concreta da escola e da universidade pública e que acreditam na importância das funções que executam na sociedade. Assim, a reflexão, o questionamento e a investigação deverão incidir sobre os instrumentos políticos e ideológicos que procuram persuadir os ambientes educacionais, como também, essas ações são essenciais nos espaços do cotidiano escolar dos professores e alunos com vista a florescer a resistência e a luta pela educação pública de qualidade para os brasileiros.
Convido então o leitor a iniciar o percurso rumo aos capítulos que, certamente, motivarão interlocuções críticas às temáticas que dialogam a respeito dos desafios da educação, localizados em vários espaços de ensino do nosso país. Desejo que esta obra contribua para ampliar os diálogos que se constroem dentre e fora da sala de aula física e virtual em conjunto com os professores, estudantes e demais sujeitos pertencentes às instituições de ensino. Portanto, aproveite à leitura das experiências relatadas nesta obra que foram vivenciadas por diversos educadores e estudantes que se defrontaram com inquietudes que movimentaram a sua ação pesquisadora para descobrir soluções para seus dilemas e que estas mesmas dúvidas possam lhe provocar a reexaminar a educação, a tecnologia e a pesquisa.
Boa leitura!
Débora Suzane Gomes Mendes (UEMA)
Ano de lançamento | 2021 |
---|---|
ISBN [e-book] | 978-65-5869-526-4 |
Número de páginas | 220 |
Organização | Débora Suzane Gomes Mendes |
Formato |