Educação escolar na primeira infância: entre as pesquisas, as políticas e as práticas pedagógicas

Elvira Cristina Martins Tassoni, Keylla Rejane Almeida Melo, Raimunda Alves Melo

DOI: 10.51795/9786526507018

Os trabalhos inclusos nesta obra, evendenciam os esforços de professoras piauienses em acolher as crianças no pós-pandemia, diagnosticar avanços e dificuldades relacionadas à aprendizagem e organizar o trabalho pedagógico para garantir os conhecimentos básicos necessários para avançarem nos anos seguintes.
A primeira parte do livro contempla trabalhos de cunho teórico-metodológico que versam sobre a educação escolar na infância, a partir da discussão de conhecimentos que elucidam, interpretam e explicam as práticas e as políticas desenvolvidas junto às crianças. A segunda parte discorre sobre experiências desenvolvidas em âmbito da Educação Infantil, e a terceira sobre as práticas das professoras no ciclo da alfabetização.
Os relatos, por trazerem experiências que configuram cada etapa (Educação Infantil e Ensino Fundamental) possibilitam o repensar sobre a função de cada uma dessas etapas, tendo em vista que, historicamente, o aspecto cognitivo, reprodutivista, manteve-se tão enraizado na escola, que as práticas pedagógicas, muitas vezes, visam a um processo de escolarização que desconsidera o lúdico, o prazer, a descoberta, o sentir, etc.

Ano de lançamento

2023

Formato

ISBN

978-65-265-0700-1

ISBN [e-book]

978-65-265-0701-8

Número de páginas

253

Organização

Elvira Cristina Martins Tassoni, Keylla Rejane Almeida Melo, Raimunda Alves Melo