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Ensino de Jovens, Adultos e Idosos: alfabetização, letramentos e mediação literária. Vol. 1.

Emanoel Cesar Pires de Assis, Solange Santana Guimarães Morais

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Descrição

APRESENTAÇÃO

A Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) configura-se em uma modalidade de ensino movida pelo intento de inclusão socioeducacional, haja vista estar destinada a atender aos cidadãos que não conseguiram, por motivos diversos, cursar anos/séries da educação básica no tempo considerado habitualmente normal. Essas pessoas que retornam ao estudo formal, depois de um período de ausência, precisam ser bem acolhidas pela escola e seu corpo docente, sob pena de não conseguirem se reintegrar à ambiência escolar e optarem pela desistência.

As metodologias de ensino utilizadas na dinamização da EJAI precisam estar em consonância com as peculiaridades e necessidades dos discentes dessa modalidade de ensino. Uma boa parte desses alunos é constituída por trabalhadores que, após uma rotina exaustiva de labuta diária, precisam encontrar motivação para irem à escola e conseguirem assimilar o que será informado na sala-de-aula. Portanto, é imprescindível que haja um planejamento didático que busque, pautado na criatividade e sensibilidade, desenvolver ações metodológicas suscitadoras do interesse e interação dos alunos ante os conteúdos/ assuntos focalizados pelo docente.

A ocorrência da EJAI deve gravitar em torno do objetivo de revelar que nunca é tarde ou extemporâneo para voltar à escola, obter conhecimentos, ampliar as percepções de vida e de mundo, preparar-se melhor para crescer pessoal e profissionalmente. Os educandos jovens, adultos e idosos precisam sentir que o espaço da construção de saberes é um ambiente ao qual eles pertencem e do qual eles podem e devem ser protagonistas. Alinhando-se com essa valorização da Educação de Jovens, Adultos e Idosos até aqui enfocada, tem-se a obra Ensino de Jovens, Adultos e Idosos: alfabetização, letramentos e mediação literária, composta por vários artigos que versam a respeito de reflexões e discussões voltadas para a tipologia de ensino em tela nessa apresentação, bem como relatos de experiências didáticas e sugestões metodológicas. Os parágrafos que seguem realizam uma síntese de cada um dos textos integrantes do livro.

No artigo Mediação de leitura literária através de redes sociais: proposições para o letramento digital de idosos, de Bibiana Zanella Pertuzzati, Eberson Luiz Fadanelli, Ana Paula Teixeira Porto, são efetivadas focalizações teórico-críticas acerca do ato de mediar, junto aos idosos, a leitura de textos literários por intermédio dos recursos digitais. O artigo traz como um dos intentos nucleares demonstrar a relevância de promover a inclusão dos idosos no universo digital intercambiado pela prática de leitura literária.

O texto Despertando o gosto pela leitura literária em uma escola ribeirinho-quilombola, cuja autoria pertence a Ecília Braga de Oliveira, Arthur Roberto Silva Lopes, Carolina Costa da Costa, Andrea Siqueira da Conceição, discorre acerca do processo de formação de leitores de obras literárias vinculado ao “Projeto de Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental: formação de leitores”. Tal projeto integra as ações de pesquisa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS/UFPA), em que o foco nuclear são os saberes cotidianos de alunos ribeirinho-quilombola pertencentes à Amazônia paraense.

Com o objetivo de demonstrar que, para os alunos da EJA, o acolhimento afetivo no ambiente escolar, delineia-se como conduta de acentuada relevância para a retomada discente aos estudos de forma exitosa, Ivy Daniela Monteiro Matos, Elaine Cristina Lopes Costa Magalhães e Leda Regina de Jesus Couto desenvolvem o artigo Memórias das práticas sociais de leitura e escrita dos alunos da EJA. O propósito dos autores é relatar os registros memorialísticos dos alunos, voltados para as experiências de práticas de leitura, interpretação e escrita, cujas vivências foram deflagradas no contexto da escola e família.

[…]

Elizeu Arruda de Sousa
Professor Adjunto do Departamento de Letras-CESC/UEMA
Professor de Língua Portuguesa da rede pública estadual de educação-MA

Informação adicional

Ano de lançamento

2022

Número de páginas

208

ISBN [e-book]

978-65-5869-730-5

Organização

Emanoel Cesar Pires de Assis, Solange Santana Guimarães Morais

Formato