Escrita, Universidade e Produção do Conhecimento

José Antônio Vieira, Maiara do Nascimento Araújo, Sulemi Fabiano Campos

Este livro reúne textos produzidos por pesquisadores integrantes do grupo de Pesquisa em Estudos do Texto e do Discurso-GETED que desenvolve, há mais de dez anos, diferentes atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas à temática Texto e Discurso, visando a contribuir para a compreensão de processos de produção escrita acadêmica, que se mostra como um bom conselho aos que se dedicam à produção de textos acadêmicos, cuja finalidade principal é o registro e a produção de conhecimento. Ao produzirem seus textos, os pesquisadores se confrontam com outros textos. Um confronto inerente ao processo de escrita, uma vez que aquele que escreve precisa lidar com o já dito.

Passados esses dez anos, o grupo conta hoje com mais de trinta membros e com um histórico de formação de professores mestres e doutores que já atuam em diferentes escolas da educação básica, universidades brasileiras e estrangeiras.

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Este volume traz 16 textos, os quais apresentamos, à guisa de introdução. Ao mobilizarem suas experiências profissionais situadas em atividades de ensino, pesquisa e extensão e com estas relacionadas, os autores se reportam a pessoas, eventos e situações de gestão de atividades de ensino e de aprendizagem que fazem parte de suas trajetórias, construídas por um caminhar nunca experimentado. O conjunto das análises presentes nos ensaios demonstra que o fundamento teórico-metodológico orientador das vivências em questão legitima a postura.

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As pesquisas descritas apresentam resultados inquietantes ao dedicarem-se, de modo singular, ao estudo da leitura, da escrita e da relação do sujeito com o conhecimento em textos produzidos na universidade. Do ponto de vista dos procedimentos, a escrita acadêmica, essa que é nosso objeto de pesquisa, se prende às propriedades da lógica formal, tomada como modelo aplicável a qualquer construção científica. Acerca disso, esses estudiosos, que se preocupam com a produção de conhecimento e a elaboração desse conhecimento por intermédio da produção escrita, apontam limites em relação aos modos de conciliar a ida ao outro, o estar diante das regras da cultura e o lugar próprio.

Assim, aceitando o desafio dessa compreensão de escrita como produção de conhecimento, procura-se inventariar a heterogeneidade de vozes que habitam um texto. Para que um pesquisador possa reconhecer seu lugar discursivo, é preciso que assuma o papel de leitor que se submete à escrita do outro, seja a teoria, seja o dado, e empenhe-se em inventariar outras possibilidades para apresentar seu próprio fazer.

Em razão disso, compreendemos que a formulação deste trabalho, com essa diversidade de análises e resultados de pesquisas desenvolvidas em diferentes contextos, consolida um esforço cooperativo que vem desenvolvendo-se frente aos temas que se relacionam com a proposta do GETED de questionar, refletir e produzir ciência por meio de estudos que relacionam a escrita científica com a produção de conhecimento.

 

Sulemi Fabiano-Campos

José Antônio Vieira

Maiara do Nascimento Araújo

Ano de lançamento

2023

Formato

ISBN

978-65-5869-725-1

ISBN [e-book]

978-65-5869-726-8

Número de páginas

279

Organização

José Antônio Vieira, Maiara do Nascimento Araújo, Sulemi Fabiano Campos