Estudos do GEPLE: pesquisas na formação inicial e continuada dos profissionais em Letras. 3ª coletânea
Organização: Jane Cristina Beltramini Berto, Jonathas de Paula Chaguri
As investigações desenvolvidas pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Linguagem e Educação (GEPLE), da Universidade Federal Rural de Pernambuco/Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UFRPE-UAST), alinham-se às tendências contemporâneas em relação à formação docente e engajam-se no fazer científico sério/preocupado com as problemáticas que visam às transformações necessárias na educação e na sociedade.
Os participantes em parceria com outros pesquisadores de instituições brasileiras, com discentes e com professores da educação básica, dão especial relevância ao ensino de Língua Portuguesa, à Literatura, à Análise do Discurso e demais campos ligados ao estudo da Educação e da Linguagem, sempre a destacar a construção social, cultural e histórica do ser professor – esse profissional que se constitui no âmbito da formação inicial, das interlocuções com os pares, do acontecimento da aula, da prática da investigação científica, das experiências de trabalho, da situação de interação com alunos.
Assim, na perspectiva do GEPLE, a formação docente erige-se em uma trajetória composta por desafios, interlocuções, construções, desconstruções e reconstruções históricas, que não é findada com a conclusão de um curso de licenciatura, mas se alonga por toda a vivência profissional do professor.
Ano de lançamento | 2024 |
---|---|
Formato | |
ISBN | 978-65-265-1219-7 |
ISBN [e-book] | 978-65-265-1220-3 |
Número de páginas | 260 |