Estudos linguístico-literários: pesquisa, ensino e formação docente
Organização: Juarez Nogueira Lins, Maria Suely da Costa
APRESENTAÇÃO
A coletânea Estudos Linguísticos-literários: pesquisa, ensino e formação, oriunda das atividades acadêmicas da graduação e pós-graduação, da UEPB e UFPB, contempla, entre outros aspectos, os estudos sobre gêneros textuais, as interfaces interdisciplinares, as análises literárias, as pesquisas de iniciação científica, na área de literatura, o ensino de literatura e a formação de professores. E assim, organizado em 12 capítulos e 02 eixos temáticos – Linguística e Literatura – a obra junta-se às demais publicações, já existentes, sobre o universo da linguagem e seus variados usos sociais – contribuições teóricas e práticas.
As duas vertentes, a linguística e a literária, presentes na coletânea, discutem temáticas contemporâneas, significativas e relevantes para os contextos acadêmicos e escolares. Tais discussões se concretizam ao longo dos 12 capítulos que apresentamos a seguir:
O Capítulo 01, Matemática, Linguística & Interfaces: procedimentos estatísticos na Sociolinguística de L2 – os autores, ao observarem, no meio acadêmico, a existência de uma “separação” entre áreas do conhecimento, a exemplo de humanas e ciências da natureza, e também a dificuldade de muitos linguistas ou estudiosos da área, em estruturar, quantificar, analisar, interpretar e reportar os dados de suas pesquisas, objetivaram demonstrar como a matemática aplicada, em especial, por meio da Estatística, pode estar inserida na linguística, em uma interface entre a linguagem matemática e a língua materna.
O Capítulo 02, O Gênero Multimodal Tiras: uma proposta de sequência didática para o 9º ano do ensino fundamental II – apresenta uma proposta didática para o ensino fundamental II: uma sequência de atividades didáticas com o gênero multimodal tiras (gênero que une o verbal e o visual), com o objetivo de desenvolver habilidades leitoras e escritoras dos alunos. A referida 10 sequência destinou-se aos alunos do 9º ano do ensino fundamental II de uma escola pública na cidade de Araçagi/PB.
O Capítulo 03, O Estágio e Formação de Professores de Língua Portuguesa: a percepção de licenciandos (as) do Curso de Letras da UEPB – analisa, ao considerar o estágio enquanto lugar de reflexão, as percepções de estagiários (as) de Letras (CH/UEPB) sobre o Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa: suas problemáticas e suas contribuições para a formação inicial de professores.
O Capítulo 04, Uso Metafórico da Vírgula em textos da esfera midiática – analisa enunciados extraídos de mídias sociais nas quais os falantes usaram o termo “vírgula” como um signo linguístico de valor metafórico. O estudo demonstra que, nas falas selecionadas, o uso metafórico de “vírgula” produz o sentido de negação ao dito anteriormente, de pausa para posterior acréscimo e também carrega uma conotação negativa quando usada como referência a atos reprováveis pela sociedade.
O Capítulo 05, Os Capítulos são Formados pelo Verbo, e o Verbo estava com o Masculino: a representação de Caddy Compson em O Som e A Fúria, de William Faulkner – analisa o romance O Som e a Fúria, obra que narra a trajetória, no Mississipi, dos Compson, uma família sulista aristocrata, que viu seu poder colapsar com o passar dos anos. Ao longo da análise o autor discute o universo patriarcal, decadente e violento, na sua busca por um ideal de patriarcado. E nessa busca, silencia e oprime, as mulheres, o feminismo.
O Capítulo 06, Oficinas de Literatura Brasileira em Quadrinhos no Ensino Fundamental II: práticas do Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa – analisa, em relatórios de estágio, as práticas didáticas de ensino de Literatura, planejadas e ministradas por estagiários do ESLPII, em turmas do Fundamental, em Guarabira/PB, realizadas por meio de oficinas literárias com o gênero conto em quadrinhos: O Enfermeiro e A Cartomante, obras de Machado de Assis
O Capítulo 07, A Ressignificação do Fantástico Através do Humor na Poesia Infanto-Juvenil de André Ricardo Aguiar, discute o processo de ressignificação do fantástico por meio do humor, em 11 três, dos 25 poemas que compõe a obra Chá de sumiço e outros poemas assombrados, do escritor paraibano André Ricardo Aguiar.
O Capítulo 08, O Universo Fantástico de Murilo Rubião em “Teleco, O Coelhinho” – tendo em vista a representatividade do fantástico, na obra muriliana, as autoras discutem essa propriedade a partir do conto “Teleco, o coelhinho”, considerado como uma das narrativas mais conhecidas de Murilo Rubião, publicado pela primeira vez no exemplar “Os dragões e outros contos”, em 1965.
O Capítulo 09 – O Pagador de Promessas: A Construção da Dramaticidade e Tragicidade na Literatura e no Cinema – analisa as representações das respectivas versões, teatral e cinematográfica da peça O Pagador de Promessas, de Dias Gomes e a versão fílmica homônima, de Anselmo Duarte, com o objetivo de realizar um estudo comparativo, destacando os aspectos essenciais presentes nas duas artes distintas.
O Capítulo 10 – A Intolerância Religiosa em O Pagador de Promessas, discute a temática da intolerância religiosa a partir da obra de Dias Gomes (1979), na sua versão teatral e a versão cinematográfica desta peça, dirigida por Anselmo Dias, observando as suas repercussões na literatura e na sociedade.
O Capítulo 11, A Exploração da Sociedade pela Sociedade no Teatro e no Cinema em O Pagador de Promessas – oriunda de projeto de iniciação científica e na esteira dos capítulos anteriores, esta pesquisa analisa, do ponto de vista social, a obra O Pagador de Promessas, de Dias Gomes, nas suas versões teatral e cinematográfica, com enfoque na exploração dos seres humanos, por outros seres humanos.
O Capítulo 12, Jornada de Estudos do Texto Dramático: um Relato de Experiência no Campus III – UEPB apresenta um relato sobre os eventos da I, II e III Jornada de Estudos do Texto Dramático, realizados no Campus III, Centro de Humanidades da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. Os eventos foram criados para divulgar o estudo do texto teatral, como possibilidade de análise literária.
Ano de lançamento | 2021 |
---|---|
ISBN | 978-65-5869-389-5 |
ISBN [e-book] | 978-65-5869-390-1 |
Número de páginas | 226 |
Organização | Juarez Nogueira Lins, Maria Suely da Costa |
Formato |