Formação contínua de professores e a escola de tempo integral

Gabriela Nunes de Menezes, Kalline Pereira Aroeira

APRESENTAÇÃO

O convite para apresentar esta produção pedagógica sobre as possibilidades de uma prática reflexiva, por meio da Formação Contínua significa, para mim, uma grande alegria. É a oportunidade especial de, mais uma vez, estar unida aos demais profissionais da Educação, que atuam no campo da formação de professores, acompanhando suas novas experiências e descobertas metodológicas em um universo de um tempo estendido na escola.

Ao situar as práticas formativas de professores, vivenciadas no ambiente de uma Escola de Tempo Integral no campo da pesquisa em Educação as autoras reafirmam o fortalecimento do compromisso do trabalho docente e o pertencimento ao grupo de pesquisadores, que buscam desenvolver novos enfoques e novos processos formativos de um trabalho coletivo e contextual.

É possível destacar um segundo ponto de relevância no trabalho das autoras: o fato de registrarem a experiência de aliar a Formação Contínua na busca de uma postura reflexiva em uma Escola de Tempo Integral. Dessa forma, as autoras materializam a intencionalidade de integração entre a Reflexão Docente e a Escola de Tempo Integral, diante dos constantes desafios e das demandas que emergem com as inovações implementadas, no contexto atual, e das políticas de Educação. Ademais, este livro nos apresenta uma busca de significado do espaço escolar, o período de tempo que os(as) estudantes permanecem na escola, o contexto em 12 que a escola se apresenta e os processos formativos que existem nesses contextos.

Destacamos a relevância da Formação Contínua desta experiência pela singularidade da intervenção no contexto escolar e o caráter participativo dos seus processos de planejamento, desenvolvimento e avaliação. Reconhecemos ainda, a disponibilidade para o estabelecimento de ações conjuntas, para a horizontalidade da troca de experiências e a busca de aprendizagens significativas. Nessa direção a Formação Contínua em Escolas de Tempo Integral entra em processo de reconfiguração, em sintonia com os ideais do GEPEFE (Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores – Coordenado pela Profª. Drª. Selma Garrido Pimenta) e de professores de outros Estados da Federação, tendo como horizonte, um processo de Formação de Formadores, que venha a abrir espaços de debates, análises, e produções científicas para que, dessa forma, venham a subsidiar novos enfoques e práticas reflexivas.

Profª. Drª. Maria Socorro Lucena Lima
Ceará, verão de 2021.

Ano de lançamento

2022

ISBN

978-65-5869-664-3

ISBN [e-book]

978-65-5869-665-0

Número de páginas

124

Formato

Autoria

Gabriela Nunes de Menezes, Kalline Pereira Aroeira