Identidade, práticas e formação docente na temática racial

Organização: Luciano da Silva Pereira

Esta obra apresenta importantes reflexões realizadas para pensar o debate sobre a temática racial em sua história, prática pedagógica e formação docente. Nesse sentido, desde de 2023 temos realizado o curso de extensão  intitulado “Formação de professores: teoria e prática para a educação das Relações Étnico-raciais em Mato Grosso”, junto a Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Araguaia, com o objetivo fomentar a articulação do ensino, da pesquisa e da extensão por meio de formação de professores atuantes nas escolas públicas de Mato Grosso, a partir de alguns eixos: políticas educacionais, práticas pedagógicas, identidades e formação de docente, abrangendo também pesquisadores que discutem as temáticas assentadas nos princípios da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) por meio de leituras, discussões teóricas, pesquisas e ensino. Com base nos descritores Práxis educacionalProjeto EducativoDiversidade na Escola Formação continuada, encaminhamos o trabalho de análise, visando conhecer alguns achados sobre o percurso do grupo entrevistado. Observamos como se dá a presença do debate sobre educação das relações étnico-raciais em suas práticas, na formação continuada e nas políticas educacionais que permeia a temática da ERER, avaliando a capilaridade de uma política que, a nosso ver, é de educação intercultural, de educação para a “diversidade à brasileira”.

Ano de lançamento

2025

Formato

ISBN

978-65-265-1831-1

ISBN [e-book]

978-65-265-1832-8

Número de páginas

171