Infâncias desemparedadas pós-pandemia: Predileções infantis em busca de pedagogias extraordinárias

Amanda Loureiro de Oliveira, Ligia de Carvalho Abões Vercelli

Este livro é fruto de nossa dissertação do mestrado. Os escritos destas páginas se iniciaram no período da pandemia covid-19, o pré-projeto foi iniciado duramte o lockdown, e continuamos a pesquisa durante o período pandêmico e pós-pandemia.
No decorrer do estudo, surgem muitas inquietações acerca das crianças que frequentam a Educação Infantil, observamos que ainda passam a maior parte de sua infância em espaços fechados por longos períodos, na qual seus corpos são disciplinados por rotinas rígidas que desconsideram a mesma como sujeito cultural e social, com vontades, desejos e interesses próprios.

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É imprescindível destacar, que, no decorrer da pesquisa ao acessar a escuta das crianças, foi possível constatar a predileção pelas propostas do lado de fora, pela natureza, relatando seus desejos, interesses e necessidades bem como o medo dos adultos. Captamos nesse processo os vislumbres e encontros das crianças com a natureza, reconhecendo seu valor formativo e de aprendizagens, de curiosidades e experiências apontando para um novo norte e até sugerindo repensar a educação de crianças de maneira a torna-la extraordinária.
Desta forma, a publicação deste livro nos impulsiona a novos olhares seguindo num caminho utópico e brilhante, trazendo cientistas, autores, pedagogos e crianças cada um com sua peculiaridade e especificidade, permitindo refletir e repensar novas formas do fazer pedagógico não mais somente teórico mas que possibilitam compreender inúmeras razões para cultivar possibilidades do encontro com a natureza de maneira educativa e prazerosa, compreendendo os limites e repensando novas possiblidades que sejam aliados das crianças em busca de um pensamento de renovação, tornando a Educação Infantil um local de vivências e experiências extraordinárias no encontro com e na natureza.

Ano de lançamento

2024

Formato

ISBN

978-65-265-1152-7

ISBN [e-book]

978-65-265-1192-3

Número de páginas

116