Letramento Digital e Ensino de Linguagens: coletânea didática para a prática docente

Organização: Carolina Duarte Garcia, Elaine Teixeira da Silva, Jéssica Oliveira de Carvalho, Newton Vieira Lima Neto, Samuel de Sá Ribeiro

TECNOLOGIA PARA APRENDIZAGEM E INCLUSÃO

Carla Viana Coscarelli

As tecnologias digitais estimularam a busca por formas de ensinar que incorporassem os hipertextos e a multimodalidade. Por hipertexto, entendemos as conexões que o texto traz para outros textos ou para outras partes de si mesmo. No caso dos hipertextos digitais, a hipertextualidade refere-se também aos hiperlinks que conectam os gêneros textuais que, juntos, constituem os sites, os portais, os blogs, as redes sociais, entre outros, possibilitando que o usuário salte de um desses lugares para outro com seus cliques.

Todos esses ambientes exploram a multimodalidade, ou seja, orquestram diversas linguagens na composição dos ambientes digitais. São cores, fontes, boxes, colunas, banners, animações, áudios, vídeos, entre outros, que se reúnem como textos a serem compreendidos e usados pelos usuários. Esse uso requer sempre uma ação do usuário, seja ela uma resposta, uma reação, um clique para aprofundar no tema ou para sair dele. São fortes também os estímulos para que os usuários se tornem produtores de conteúdos, produzindo e compartilhando seus textos, o que vai requerer deles o uso de teclados, câmeras, gravadores, editores de textos, de imagens, de áudios, de vídeos, filtros, entre outros. Além disso, requer que eles saibam como e onde compartilhar e divulgar esses conteúdos produzidos.

Lidar com esses ambientes demanda diversas habilidades de navegação, de compreensão, de produção, e envolve sempre responsabilidade e senso crítico. Todo esse universo precisa fazer parte da escola, mas, como fazer isso? Como desenvolver essas habilidades, que temas devem ser discutidos com os alunos e como explorar a contento os ambientes, recursos e ferramentas digitais? As possibilidades são muitas, mas nem sempre os professores recebem formação para isso.

Por esse motivo, depois de várias leituras e discussões teóricas, desafiei minha turma da disciplina Letramento Digital, do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Minas Gerais, a elaborar atividades que desenvolvessem o letramento digital de alunos e colaborassem para a formação de professores. Esses trabalhos foram propostos no segundo semestre de 2021, período em que foram discutidos com a turma, avaliados e reformulados. Toda essa discussão e idas e vindas dos textos acabou gerando propostas muito bem feitas e que têm muito a contribuir com os professores em suas práticas pedagógicas. Terminado o semestre, os autores reuniram essas propostas neste e-book, que temos agora em mãos, e que tem como objetivo oferecer aos professores ideias que eles podem colocar em prática para desenvolver o letramento digital dos alunos e, certamente, colaborar para sua formação continuada.

Não posso deixar de mencionar como foi prazeroso e enriquecedor trabalhar com uma turma tão criativa, engajada, exigente, produtiva, inteligente e animada como essa. Esperamos que este produto, feito com tanto capricho, explorando a multimodalidade, a hipertextualidade e as potencialidades dos ambientes digitais, alcance e seja usado por muitos professores para promover o letramento digital e para mostrar que as “novas práticas”, há muito desejadas por nós, são viáveis e possíveis.

Esperamos também que computadores e bom acesso à internet sejam parte da vida de todos os brasileiros, sejam parte da nossa cultura escolar e das nossas casas, colaborando assim para o processo de inclusão digital, social, cultural, política e econômica de nossos cidadãos.

Belo Horizonte, abril de 2022

 

Ano de lançamento

2022

Número de páginas

163

ISBN [e-book]

978-65-5869-811-1

Organização

Carolina Duarte Garcia, Elaine Teixeira da Silva, Jéssica Oliveira de Carvalho, Newton Vieira Lima Neto, Samuel de Sá Ribeiro

Formato