Ñande reko arandu dos Guarani-Ñandeva da tekoha Sombrerito: a educação indígena na perspectiva intercultural

Autoria: Joselaine Dias de Lima Silva

Compartilhando as inquietações, as indignações e as esperanças que moveram a pesquisa, a publicação do livro: Ñande reko arandu dos Guarani Ñandeva da Tekoha Sombrerito: a educação indígena na perspectiva intercultural, cumpre o objetivo de analisar a Educação Intercultural Indígena e sua contribuição para a construção de uma prática pedagógica direcionada à escola Ana Neri da Tekoha Sombrerito, localizada no município de Sete Quedas, Mato Grosso do Sul.

Neste sentido, conhecer os espaços de interações e diálogos sobre a importância e necessidade da produção escrita de materiais (didático-pedagógicos) orientados para uma educação intercultural, específica da formação dos professores indígenas, Guarani e Kaiowá, por meio do Curso do Magistério Ára Verá (espaço-tempo iluminado) e Curso de Licenciatura Intercultural Indígena Teko Arandu (Viver com sabedoria). O debate se sobressai na perspectiva da interculturalidade, dialogando com os comportamentos e conhecimentos construídos sobre bases culturais distintas; tomando a escola como um espaço de saber e a utilização da escrita para o registro de suas próprias histórias, e as histórias da comunidade como uma importante ferramenta na contribuição para a educação intercultural.

Os povos indígenas estão protagonizando uma educação escolar que priorize suas próprias tradições, rituais, línguas e modos de organização social, produzindo sua própria literatura escrita, e elaborando materiais para o uso nas escolas das Tekohas.

A educação e cultura caminham juntas na perspectiva intercultural e estão nos diversos espaços sociais, incluindo escola e universidade, componentes significativos no processo de transformação e construção de espaços democráticos. A perspectiva intercultural no campo educativo abarca o âmbito social, político e cultural, envolvendo a capacitação de professores e métodos próprios para o ensino.

 

Ano de lançamento

2025

Formato

ISBN

978-65-265-2025-3

ISBN [e-book]

978-65-265-2026-0

Número de páginas

159