Partilhando vivênciasexperiências outras na formação docente: contribuições para uma prática inspirada por ações colaborativas e interdisciplinares
Organização: Mônica Vasconcellos, Neyse Luz Muniz, Cyntia de Souza Bastos Rezende
DOI: 10.51795/9786526516218
Na presente obra, apresentamos um conjunto de textos elaborados pelo Grupo de Pesquisa Formar UFF/CNPq que, ao longo de quase oito anos de existência, tem se dedicado à realização de pesquisas voltadas à Didática, à formação inicial de professores e suas relações com as práticas pedagógicas. Alguns dos capítulos que a constituem, chegaram a ser parcialmente ou integralmente publicados em diferentes bases de dados especializadas, principalmente, na temática da Formação Docente. Os textos, revelam processos e resultados de pesquisas variadas sobre a docência elaborados por professores/as da escola e da universidade, estudantes da graduação e da pós-graduação stricto sensu que, movidos/as pela perspectiva da colaboração e pela ideia de que a construção de rotas alternativas de ação na Educação é possível, se dispuseram a difundir os conhecimentos que têm produzido. Cada capítulo está inserido no movimento de reflexão sobre a democratização de práticas escolares, de modo articulado a um amplo movimento de transformação social e profissional. Desse modo, a valorização dos diferentes níveis de experiência acadêmica e profissional dos/as autores/as; a priorização dos interesses coletivos em detrimento dos individuais; o estabelecimento de relações de confiança e respeito mútuo; o compromisso com a docência e o profundo desejo de contribuir com a criação de um mundo verdadeiramente justo e bom para todos, são alguns dos eixos que os unem.
Para além da dedicação aos estudos, o processo dialógico que originou este livro nos convida a refletir sobre o valor da diversidade e da circularidade de saberes, alicerçados no compromisso com a construção de relações éticas e colaborativas e na disposição para a escuta de opiniões divergentes, nem sempre aprazíveis aos nossos ouvidos, mas fundamentais para a revisão das nossas próprias opiniões. Impulsionadas por estas bases, no primeiro semestre de 2024, o Formar UFF/CNPq entendeu que havia chegado o momento de difundir entre os pares e demais interessados pelas discussões do assunto, uma parcela dos conhecimentos que temos produzido. Esta possibilidade foi, conjuntamente, analisada e emergiu a proposta de publicarmos um livro que oferecesse um breve panorama acerca das pesquisas que temos desenvolvido no campo da formação docente. Por estes e por outros motivos investimos qualitativamente na sua composição e recomendamos: leia esta obra e participe conosco desta construção conjunta que proporcionará o transbordamento do limite físico do papel e/ou da tela ressoando e inspirando a sua vida pessoal e profissional!
Ano de lançamento | 2024 |
---|---|
Formato | |
ISBN | 978-65-265-1612-6 |
ISBN [e-book] | 978-65-265-1621-8 |
Número de páginas | 286 |