Pensando como um cientista – uma cartilha para discutir o Método Científico na Educação Básica

Autoria: Camila Pereira dos Santos, Wagner Mariano

Em 2019, após receber o desafio de ministrar aulas da Iniciação Científica e Pesquisa para turmas do Ensino Médio, me deparei com a escassez de materiais voltados a essa fase escolar que abordassem o conteúdo de maneira didática e de fácil compreensão. Como professora, apesar da formação em Biologia, e certa experiência com o meio científico, senti grande dificuldade de planejar aulas para a disciplina de maneira que possibilitasse alcançar os objetivos propostos por ela.

Após ingressar no mestrado de Ensino de Ciências, tornei essa dificuldade e todos os desafios encontrados nesse primeiro ano de adaptação e construção da disciplina, meu objeto de estudo. Foram dois anos de pesquisa que geraram muitas reflexões acerca “do que é ensinar sobre Ciências”, assim, além de uma dissertação de mestrado, essa pesquisa também traz como resultado a produção desse material que possui como principal intuito auxiliar professores no planejamento de suas aulas sobre o assunto.

Portanto, essa cartilha é resultado de muitas reflexões, estudos, e novas perspectivas acerca do modo pelo qual discutimos sobre Ciências em sala de aula. Objetivando auxiliar na discussão a respeito do Método Científico na educação básica, através da aproximação de alunos e professores com o modo pelo qual a Ciência é produzida.

Espero que esse material possa contribuir com suas aulas, e muito mais que isso, os leve a refletir sobre a importância da formação Científica dos nossos alunos.

Um excelente trabalho!

Camila Pereira.

Ano de lançamento

2022

Autoria

Camila Pereira dos Santos, Wagner Mariano

Formato

ISBN [e-book]

978-65-265-0024-8

Número de páginas

17