
Perspectivas sobre o ensino de Língua Portuguesa
Organização: Tania Maria Nunes de Lima Camara, Thiago Wallace Rodrigues dos Santos Lopes
No final de 2024, o Governo Federal e a Câmara dos Deputados estavam discutindo um assunto fundamental para o futuro do país: o risco de falta de professores nas próximas décadas. O tema logo ganhou repercussão na imprensa e nas redes sociais. A partir disso, políticas públicas e programas governamentais foram propostos para incentivar o ingresso nos cursos de licenciatura por todo o país.
Nesse contexto, é necessário compreender a área de Letras como um dos pilares fundamentais para a formação docente. Usualmente, as disciplinas envolvendo a formação em Língua Portuguesa ocupam a maior parte da grade horária das escolas, demandando um contingente significativo de profissionais, infelizmente, nem sempre valorizados como deveriam – o que explica o desinteresse de muitos jovens pela carreira no ensino.
Todavia, se essa preocupação pública é recente, na academia, nas universidades de excelência, nas quais o ensino caminha acompanhado de pesquisa e extensão, o interesse em desenvolver a educação a partir de reflexões sobre teoria e prática está consolidado e em constante evolução. É o caso do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Fundado em 1988, em 1993 já tinha um grupo dedicado especialmente à Língua Portuguesa, formando, há mais de três décadas, mestres e doutores de alto nível, com pesquisas de ponta sobre a nossa língua. Atualmente, na área de Estudos de Língua, a especialidade conta com uma linha de pesquisa interessada justamente no Ensino de Língua Portuguesa.
O livro que o leitor tem agora em mãos é um dos frutos mais recentes desse trabalho dedicado a assunto fundamental para o desenvolvimento de nosso país. Ele é um exemplo do que historicamente se consolidou nessa especialidade na nossa pós-graduação: a pesquisa e a produção intelectual em coautoria entre docentes e discentes, unindo experiências e perspectivas distintas; o impacto social do conhecimento desenvolvido na academia, com forte articulação com a Educação Básica, fonte e destino dessas pesquisas; e as parcerias interinstitucionais e de cooperação, como se nota pelos diálogos estabelecidos com docentes dos programas de pós-graduação em Letras, profissional e acadêmico, da UFRRJ – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Por isso, os capítulos aqui reunidos servirão de estímulo e de base para a atuação docente nas escolas, para a formação nas licenciaturas e para fomentar novas pesquisas nos cursos de pós-graduação.
Eduardo da Cruz
Professor e Coordenador Geral do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ
Ano de lançamento | 2025 |
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Formato | |
ISBN | 978-65-265-1779-6 |
ISBN [e-book] | 978-65-265-1780-2 |
Número de páginas | 280 |