PIBID Espanhol: diálogos e aprendizagens
Organização: Moacir Lopes de Camargos
O objetivo deste livro é apresentar parte dos trabalhos desenvolvidos pelo PIBID (Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), língua espanhola do Curso de Letras Línguas Adicionais da Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, RS. Vale observar que este idioma não consta na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), embora tenhamos nove países que fazem fronteira com o Brasil e todos possuem o espanhol como idioma oficial.
O desenvolvimento do projeto ocorreu no período de outubro de 2021 a março de 2022, ou seja, durante a pandemia da Covid19. Neste período o ensino estava acontecendo de forma remota, o que nos levou a uma adaptação da forma de efetivar as nossas ações junto às escolas públicas. Tanto as formações com os discentes e supervisoras envolvidas como as experiências docentes foram realizadas de forma remota, o que muito nos ensinou sobre a situação do ensino público brasileiro. Inúmeras foram as dificuldades enfrentadas por ambas as partes.
O primeiro texto é resultado de uma pesquisa de conclusão de curso de uma discente de nossa instituição sobre o panorama do ensino de espanhol na cidade de Bagé. Este texto foi parte de nossas leituras formativas. O segundo texto apresenta um olhar para a literatura como parte integrante do ensino de uma língua adicional, uma vez que não separamos o ensino de língua e literatura. Os textos seguintes são relatos dos discentes participantes do programa, trazendo suas percepções sobre as suas experiências e aprendizagens com a língua espanhola.
Moacir Lopes de Camargos
Ano de lançamento | 2022 |
---|---|
Formato | |
ISBN [e-book] | 978-85-7993-879-5 |
Número de páginas | 90 |
Organização | Moacir Lopes de Camargos |