Pipocas pedagógicas IV: narrativas outras da escola

Guilherme do Val Toledo Prado, Heloísa Helena Dias Martins Proença, Liana Arrais Serodio, Ruy Braz

Se você é uma profissional da escola ou um(a) professor(a), ao encontrar-se com um(a) colega nos corredores da escola e conseguir contar para ele/a algo que acaba de acontecer entre você e um(s/as) aluno(s/as) em situação de ensino ou mesmo com outro colega, que lhe deu o desejo de contar, é bem possível que, ao escrever o contado, sairá uma pipoca.

E quem lê o que foi contado oralmente antes, possivelmente já se sente tentado a responder com algo que aconteceu consigo em sua própria vida neste lugar.

Narrar por escrito o que foi contado oralmente provoca em quem narrou uma relação outra com o acontecido e contado.

Assim, narrando o acontecimento, expressamos o vivido em outro gênero discursivo e damos à experiência contada uma dimensão expressiva outra, focalizando o que, por algum motivo, nos chamou mais a atenção.

Assim, a narrativa escrita, a pipoca, coloca o seu autor em relação com seu leitor – os três elementos na interação social e na vida comunicativa (VOLOCHÍNOV, [1926] 2011, p.164; 2013, p. 85) –, que alarga os sentidos, nunca determinados ou formados a priori, do vivido no contexto do cotidiano escolar.

E essa dimensão relacional com os leitores, constituída no contexto narrativo, produz o efeito de “pipocar” outras narrativas do cotidiano.

O que temos chamado de pipocas pedagógicas são narrativas escritas que, pela sua natureza discursiva, fazem um chamamento ao outro para uma conversa.

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Guilherme do Val Toledo Prado

Heloísa Helena Dias Martins Proença

Liana Arrais Serodio

Ruy Braz da Silva Filho

 

Ano de lançamento

2017

Formato

ISBN

978-85-7993-401-8

Número de páginas

163

Organização

Guilherme do Val Toledo Prado, Heloísa Helena Dias Martins Proença, Liana Arrais Serodio, Ruy Braz