Práticas Escolares de Leitura e de Escrita: o Relato Reflexivo Pessoal de Aprendizagem (RRPA)

Autoria: Josenildo Barbosa Freire

Nesta obra nós pretendemos demostrar que tanto a leitura quanto a escrita são objetos ensináveis e praticáveis, sobretudo, no contexto escolar como uma ferramenta do ato de dizer, de ocupar espaço por meio das língua(gens) diversas. Os capítulos que constituem o trabalho que entregamos à comunidade escolar, aos membros das comunidades acadêmicas, dentre outras, enfim, ao público em geral, visam exemplificar que de fato leitura e escrita são objetos de ensino e de aprendizagem, portanto, objetos ensináveis e praticáveis principalmente no e pelo contexto escolar. Essa postura teórico-metodológica nos permite distanciarmos de modelos de escrita ou de leitura pautados pelo ideal romântico (idealista), no qual alguns sujeitos privilegiados “sabem, nascem, têm o dom de ler e escrever” e muitos outros não. Na verdade, as produções de RRPA, que aqui exemplificamos, demonstram que os alunos ao ocuparem a posição e a função de leitor e de escritor são capazes de usar as diferentes língua(gens) para construir, para narrar, para retomar, para rememorar, para falar/escrever deles mesmos e de suas experiências escolares etc., e para se tornarem cidadãos usando a escrita e a leitura como ferramentas. Também queremos, ao lançar a presente obra, ocupar um espaço, uma lacuna ainda existente no interior das nossas escolas, no sentido de que o trabalho com leitura e escrita, geralmente, é feito a partir de perspectivas tradicionais centradas em abordagens mecânicas; nós queremos demonstrar que é possível a realização de um trabalho pedagógico produtivo focando leitura e escrita como práticas sociodiscursivas. Também pretende levar a comunidades escolar a fazer uma reflexão: como a escola poderia trabalhar inicialmente com leitura e com escrita objetivando a formação leitora e escritora dos alunos? A produção de RRPA constitui uma das muitas alternativas de ensino e de aprendizagem de leitura e de escrita no contexto escolar. A leitura e a reflexão dos capítulos deste livro contribuirão para alcançar esse objetivo.

Ano de lançamento

2025

Formato

ISBN

978-65-265-1777-2

ISBN [e-book]

978-65-265-1778-9

Número de páginas

97