Práticas insurgentes: atravessamentos no ensino, nas linguagens e na história

Organização: Antonieta Miguel, Genilson Ferreira da Silva, Wilson da Silva Santos

Práticas Insurgentes: atravessamentos no ensino, nas linguagens e na história é um livro que reúne textos de mestras e mestres egressos, mestrandas e mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagens e Sociedade – PPGELS. Trata-se de um esforço, cujo objetivo é promover a divulgação de conhecimentos fomentados na Linha II Ensino, Saberes e Práticas Educativas, que contribuem para pensar o Ensino e suas práticas. Esta coletânea agrupa textos dos mais diversos, desde aqueles que tomam a etnomatemática para pensar a matemática em diversas culturas e contextos, passando por artigos que se preocupam em analisar a educação no campo e educação quilombola, culminando com estudos que procuram avaliar o ensino de História e a preservação de fontes documentais de escolas da região, sobretudo baiana. Os textos reunidos constituem produções originais fruto do labor de pesquisadores oriundos da educação formal e também da educação informal que representam as diversas facetas da educação baiana.

Em 2019 o Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade – PPGELS iniciava suas atividades acadêmicas na Universidade do Estado da Bahia – UNEB, no Departamento de Ciências Humanas, Caetité, tendo por objetivo precípuo a capacitação de profissionais ligados a instituições de ensino da educação básica, bem como outros profissionais ligados à educação não formal. Desde então, muitos estudos atinentes ao Ensino, às Linguagens e à Sociedade foram realizados, fazendo do PPGELS um repositório de uma gama de informações que o qualifica como referência de compreensão da educação na Bahia de outras regiões.

Diante das profusões de pesquisas realizadas desde 2019 até o presente momento, coube ao PPGLES o desafio de divulgação dessas pesquisas para além do Catálogo de Dissertações organizado no Saber Aberto. Assim, o presente livro se apresenta como mais um canal de divulgação, de algumas dessas pesquisas, organizadas em forma de artigo, selecionadas para compor esta coletânea. Como forma de agrupar os diversos temas sobre Ensino e Sociedade, optamos por estruturar a presente obra em três eixos e/ou partes principais: atravessamentos periféricos; atravessamentos nas linguagens; e atravessamentos no ensino e na história.

De um modo geral, a presente coletânea é um desafio da Linha II Ensino, Saberes e Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade – PPGELS em congregar estudos que atendem o perfil do Programa. Trata-se de um livro oportuno para ser divulgado nos cursos de licenciatura e em outros programas de pós-graduação.

Ano de lançamento

2024

Formato

ISBN

978-65-265-1341-5

ISBN [e-book]

978-65-265-1418-4

Número de páginas

285