Práticas pedagógicas do Português e suas variações linguísticas: unidades didáticas

Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro, Taiza de Souza Gusmões da Silva

Embora os estudos vinculados à Sociolinguística tenham surgido na década de 60 e a sua relação com o ensino ser amplamente discutida, a sua aplicação na prática pedagógica docente, em especial na didática dos professores alfabetizadores e de Língua Portuguesa, ainda é mínima e esporádica. De um lado, é possível observar a escassez de teorias linguísticas presentes nos currículos de pedagogia e, de outro, um não aprofundamento nas concepções de linguagem de cunho social, como a Sociolinguística, nos cursos de licenciatura, principalmente, de Letras. Como a escola é um espaço em que as variantes linguísticas entram em contato e conflito, em decorrência da diversidade de falantes que trazem consigo traços particulares de sua convivência com a família, amigos e culturas, é possível visualizar a importância que a instituição de ensino tem no processo de construção de saberes e de identidades. Contudo, ao ensinar a língua institucionalizada, nem sempre são consideradas e respeitadas as diversidades linguísticas-culturais dos discentes.
Diante disso, com vistas a refletir e a problematizar sobre essa realidade, foram submetidos projetos de Pesquisa e de Extensão em torno da temática da pedagogia da variação linguística e, a partir desses, construiu-se este livro que é fruto de duas Ações de Extensão.

Ano de lançamento

2024

Formato

ISBN [e-book]

978-65-265-1039-1

Número de páginas

155