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Qualidade da escola pública: perspectivas e desafios

Bruno Damien da Costa Paes Jürgensen, Mara Regina Lemes De Sordi

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Descrição

APRESENTAÇÃO

É com imensa satisfação que compartilhamos com vocês, leitores e leitoras, essa obra, fruto de um trabalho compartilhado com diferentes profissionais da área da educação, atuantes nos mais diversos contextos, níveis e modalidades de ensino e que comungam do debate sobre as perspectivas e os desafios para a melhoria da qualidade da escola pública. A intenção dessa partilha surgiu no seio de um grupo de pesquisa da Faculdade de Educação (FE) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp): o Laboratório de Observação e Estudos Descritivos (Loed). Laboratório que tem procurado estreitar cada vez mais o diálogo com os sistemas públicos de ensino e constituído, no decorrer de sua história, relevantes parcerias com a Rede Municipal de Campinas. Este grupo, constituído por professores-pesquisadores que transitam por diferentes perspectivas teórico-metodológicas, vem desenvolvendo pesquisas desde o final da década de 1980, sempre orientado por um projeto histórico de sociedade sustentado no compromisso com a educação pública, laica e de qualidade social.

Com o anseio de trazer à tona esse compromisso e celebrar sua trajetória, todos os integrantes do Loed foram convidados para participar de alguns encontros ao longo dos anos de 2018 e 2019, com a intençãode organizar, comousadia, osegundo semináriodogrupo.Em que pesem as dificuldades que tivemos, conseguimos realizar o evento presencialmente em novembro de 2019. Com uma programação intensa, distribuída ao longo de dois dias, foi possível conhecer diferentes pesquisas e experiências, essencialmente socializadas em mesas redondas e comunicações orais. Para o pós-evento, firmamos o compromisso de reunir as produções textuais de convidados e participantes que estiveram conosco durante o seminário.

Eis aqui, portanto, uma obra que é fruto desse evento! O convite para a publicação veio tardiamente, em virtude do delicado cenário pandêmico que afetou a todos em diferentes proporções. No decorrer do ano de 2020, nos dedicamos à mobilização dos participantes do seminário, para que pudessem submeter seus textos, em seguida cuidadosamente escritos e apreciados pela comissão científica do evento. Dado o tempo decorrido e o cenário que começava a se desenhar, decidimos “atualizar” o debate e convidamos os profissionais envolvidos na atual pesquisa desenvolvida pelo Loed a compartilharem escritos que refletissem tanto o trabalho que o grupo vem desenvolvendo quanto os enfrentamentos vividos na escola pública em tempos pandêmicos. Os convidados que estiveram conosco nas mesas-redondas, foram igualmente chamados, na medida do possível, a proporcionar leituras que refletissem o atual cenário.

Esse novo arranjo nos levou a organizar a obra em três partes, que são diferentes quanto ao contexto em que se originaram os capítulos, mas igualmente situadas no seio do debate sobre as perspectivas e desafios para a qualidade da escola pública.

A primeira parte da obra apresenta três textos resultantes dos diálogos promovidos nas mesas redondas do seminário. São escritos por professores universitários atuantes em diferentes instituições, no permanente diálogo com a educação básica. Convidamos vocês, então, a apreciarem essas produções, que abordam: 1) o tema da avaliação escolar como um dos processos relevantes para a produção da qualidade da escola pública, abordado por Teresa Esteban; 2) a demonstração da tese de que toda avaliação dos processos educativos se fundamenta em uma concepção de ser humano, fundamentada por Marcos Martins; 3) uma experiência de formação docente sustentada no diálogo entre a universidade e o cotidiano escolar de redes públicas de ensino, compartilhada por Inês Bragança, Adriana Varani, Guilherme Prado e Juliana Rink. São três textos que atravessam os dois grandes grupos de trabalho do seminário: Avaliação, Qualidade e Formação Humana; Formação de professores e qualidade da escola pública: diálogos com o cotidiano.

(…)

Informação adicional

Ano de lançamento

2021

ISBN [e-book]

978-65-5869-548-6

Número de páginas

466

Organização

Bruno Damien da Costa Paes Jürgensen, Mara Regina Lemes De Sordi

Formato