Relação família e escola: formação para professores pré-escolares de alunos público-alvo da Educação Especial
Organização: Fabiana Cia, Laura Borges
Embora a prática cotidiana dentro das escolas e os debates científicos demonstrem que a parceria entre família e escola é fator favorável ao desenvolvimento e aprendizagem de alunos Público Alvo da Educação Especial, sobretudo nos primeiros anos escolares, constata-se dificuldade na efetivação desta relação, ocasionada, principalmente, por aspectos relacionados à formação, informação e instrumentalização.
A presente obra reúne, de forma clara e didática, os conhecimentos produzidos durante uma pesquisa de doutorado em Educação especial, na temática da Relação família e escola de alunos Público Alvo da Educação Especial. Com esta, pretende-se concretizar alguns dos compromissos institucionais da Universidade para com a comunidade na qual se insere: devolutiva à população pesquisada e disseminação dos saberes produzidos na Universidade.
Que esta produção possa retribuir à comunidade estudada todo o auxílio, empenho, colaboração e bagagem intelectual compartilhados, por meio dos professores participantes, e a partir da gestão escolar, ao abrir suas portas para o estudo. Assim como, aproximar os professores, demais profissionais, estudantes, familiares e entusiastas da Educação especial, dos temas, desafios e perspectivas relacionados à temática da relação família e escola e formação de professores, seus desafios e perspectivas.
Embora tenha avançado consideravelmente nas últimas décadas, a escolarização do aluno Público Alvo da Educação Especial é uma prática que ainda carece de inúmeros ajustes, reorganizações e modificações. Neste cenário, a Formação de professores e a Relação família e escola se constituem tópicos importantes e frequentemente presentes nos debates da área, constituindo-se alternativas que podem favorecer a escolarização deste alunado, principalmente na Educação Infantil.
Esta obra apresenta, de forma objetiva, o relato de um estudo cujo cerne envolve a tríade temática: Formação de professores, Relação família e escola e Escolarização do aluno Público alvo da Educação Especial, visando contribuir com a difusão de conhecimentos científicos, teóricos e práticos no campo de conhecimento.
Ano de lançamento | 2022 |
---|---|
Formato | |
ISBN [e-book] | 978-65-5869-936-1 |
Número de páginas | 106 |
Organização | Fabiana Cia, Laura Borges |