
Teatro e ensino: a cena como potência transformadora
Organização: Anna Paula Lemos, Ricardo Augusto de Lima, Vanessa Cianconi
Domingos Oliveira, nome imprescindível do teatro brasileiro, nos oferece uma verdadeira joia em seu livro Minha vida no teatro: “O mundo é uma beleza. Se eu não tivesse o mundo dentro de mim, eu ficaria cego quando abrisse os olhos. E o teatro é a beleza das belezas. É beber o vinho de uma existência inteira na taça frágil de uma hora.” (Oliveira, 2010, p. 414). A afirmação do diretor, dramaturgo e ator, além de poética, é certeira. Ao destacar que o mundo é a matéria de memória que forja o Teatro, a sentença expõe a vocação didática dessa Arte. O Teatro, nesse sentido, dá forma, voz e corpo às perplexidades e expectativas, aos anseios, silêncios, e à multiplicidade de sentimentos que atravessam a experiência humana.
Em função disso, é fundamental atentar para o fato de que esse aprendizado acontece em um espaço de tempo simultaneamente condensado e expandido. Condensado, do ponto de vista da temporalidade cronológica – o tempo de duração de uma peça – e expandido pela capacidade que um espetáculo teatral tem de permanecer reverberando prolongadamente na cabeça do expectador.
Para além da temporalidade, é preciso ter em vista que a força pedagógica do Teatro não se limita à sua articulação com os currículos escolares ou universitários. Ainda que essa relação seja necessária e frutífera, os sentidos do binômio Teatro e Ensino se alargam para além dos contornos da educação formal. Esse binômio ganha densidade no mundo – esse mundo que pulsa tanto dentro quanto fora das salas de aula –, e é justamente nele que o Teatro encontra seu espaço mais vital de atuação: como prática viva de escuta, expressão e transformação.
A obra que agora chega às mãos do leitor é uma declaração de princípios sobre as múltiplas possibilidades das relações entre Teatro e Ensino. Teatro e Ensino: A Cena como Potência Transformadora aborda, em diferentes latitudes, os entrecruzamentos desses campos autônomos do conhecimento. A consequência desse entrelaçamento é a edificação de uma obra sólida e polifônica.
As muitas vozes que deram feição a este livro, quarto volume da coleção “Teatro e Ensino”, criada no âmbito do Grupo de Trabalho Dramaturgia e Teatro, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL), só reafirmam que a coleção tem se consolidado como um espaço franco para a necessária interlocução em torno de tema tão oportuno e instigante.
(André Dias – Professor Associado de Literatura Brasileira – UFF/CNPq)
Ano de lançamento | 2025 |
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Formato | |
ISBN | 978-65-265-2181-6 |
ISBN [e-book] | 978-65-265-2182-3 |
Número de páginas | 301 |