Trajetórias da Educação Infantil: um resgate histórico das percepções de professores no retorno ao ensino presencial após período pandêmico

Organização: Amarilio Ferreira Jr., Joaquim Pintassilgo, Poliana Bruno Zuin, Sara Reis da Silva

Este livro resulta-se de um trabalho de pesquisa que se iniciou durante o início do Isolamento Social ocasionado pela Pandemia da Covid-19. O Grupo de Pesquisa e Estudos “Práticas de Letramentos e Ensino e Aprendizado da Língua Materna” (Diretório de Pesquisa do CNPQ) e o Programa de Extensão “Linguagens na Educação Infantil – LEDIF – ProEX-UFSCar”, ambos coordenados pela docente Profa. Dra. Poliana Bruno Zuin começou a desenvolver ações sobre o impacto do isolamento social no cotidiano das crianças e das famílias atendidas pela docente na Unidade de Atendimento à Criança -UAC-UFSCar, extrapolando a documentação para outras Unidades Universitárias Federais de Educação Infantil (UUFEI), resultando na obra “Vozes e Experiências de Professoras e Professores das Unidades Universitárias Federais de Educação Infantil (UUFEI) durante a Pandemia da Covid-19”, publicado pela Pedro & João Editores, com financiamento do CNPQ, organizado pelos docentes Poliana Bruno Zuin e Amarilio Ferreira Junior, ambos da Universidade Federal de São Carlos. Tais ações em relação à Pandemia e trabalho remoto também contou com o apoio da ProEx para um Edital Específico da Covid-19, cujo projeto foi “Acolhimento na Educação Infantil em tempos de Pandemia da Covid-19” coordenado pela docente Poliana Bruno Zuin, que também organizou a obra que se intitula com o nome do Projeto, publicado pela Pedro e João Editores.

Registrar as experiências de professores da Educação Infantil durante o ensino remoto constituiu-se como um documento histórico para futuras pesquisas a fim de se compreender como os professores, crianças e famílias se organizaram nos espaços de suas residências, mediados pelos aparatos tecnológicos, a fim de permitir que a vida do cotidiano nas unidades de Educação Infantil pudesse acolher as crianças e famílias, sem que um hiato de fato existisse. Desta forma, esses trabalhos em forma de documentação e registro histórico objetivou-se e continua sendo premente, pois permite aos investigadores da área de educação e afins compreender as ações realizadas por todas as unidades como ações de acolhimento às crianças e suas famílias, uma vez que não se podia cobrar e exigir das famílias e crianças a participação por uma série de razões.

Diante deste contexto investigativo, continuar acompanhando essas crianças e famílias na volta aos espaços de interações nas Unidades de Educação Infantil, após atividades remotas, torna-se necessário e relevante a fim de analisar os efeitos da ausência das interações propiciadas nos contextos educativos, uma vez que a Educação para a infância se pauta nas brincadeiras e interações, mediatizados intencionalmente pela figura do professor.

Daí decorre o livro que se encontra aos vossos olhos, intitulado TRAJETÓRIAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM REGISTRO HISTÓRICO ENTRE BRASIL E PORTUGAL SOBRE AS ATIVIDADES PRESENCIAIS POR MEIO DAS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES APÓS ATIVIDADES REMOTAS, fruto de um estudo no exterior junto ao Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, contando com a parceria para a organização do Professor Doutor Joaquim Pintassilgo desta Instituição e que me recebera para fazer um estudo em algumas instituições de Educação Infantil, bem como possibilitou experienciar as escolas de Pedagogia Moderna e ouvir os relatos dos Professores Portugueses, contexto muito distinto do brasileiro. O livro também conta com a parceria para a organização da Professora Dra. Sara Reis da Silva do Instituto de Educação – Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho, cujo laço se estreitou em uma visita e aula aberta na Universidade do Minho em Braga. Para finalizar o livro conta também com a minha organização e do Prof. Amarilio Ferreira Jr., ambos da Universidade Federal de São Carlos, parceria que se iniciou com o Pós-Doutorado realizado no Departamento de Educação há algum tempo atrás.

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Poliana Bruno Zuin

Ano de lançamento

2023

Formato

ISBN [e-book]

978-65-265-0574-8

Número de páginas

175

Organização

Amarilio Ferreira Jr., Joaquim Pintassilgo, Poliana Bruno Zuin, Sara Reis da Silva