A Modalidade EJA no Plano Nacional de Educação: o PNE em Rio Claro – SP

Sandra Fernandes Leite

APRESENTAÇÃO

“É uma expressão de luxo, e não simplesmente uma reação à condição da água. Se encararmos o consumo de água de torneira a partir de uma perspectiva global, vamos ter de falar sobre ele de outra maneira. Vamos ter de levar em conta o que a grande maioria das pessoas do mundo têm de fazer para obter água quando estão com sede. A obra do Paulo foi uma água viva para mim”. bell hooks

Em seu livro, Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade, a professora, filósofa, ativista e feminista negra, bell hooks revela a importantíssima influência de Paulo Freire, em sua mente e no seu coração, sobretudo na sua prática docente, na luta contra o processo de colonização e a mentalidade colonizadora presente na construção educacional até então estabelecida. A professora diz que os escritos de Paulo Freire, como ela afirma, foram sua inspiração e que surgiram como água, num deserto para matar sua sede. Penso que a experiência educacional de hooks, bem como sua práxis pedagógica, são ressignificadas no contexto brasileiro através deste e-book, que é uma construção coletiva, um contraponto ao obscurantismo que procura perpetuar-se em nossa sociedade. Trata-se de um trabalho potente, que traz dados e informações, que possibilitam um olhar amplo e desafiador para a realidade do ensino educacional de jovens, adultos e idosos, na região de Rio Claro.

Este e-book é o resultado, mas, não fechado, do curso ofertado para formação de professoras e professores, tendo em vista o Plano Municipal de Educação. Devemos destacar, que o curso intitulado “A Modalidade EJA no Plano Nacional de Educação”, teve como público-alvo, docentes da Rede Municipal de Educação de Rio Claro, no estado de São Paulo. Os números, dados e estatísticas demonstrados nesse trabalho, não deverão ser concebidos cartesianamente, como elemento fechado e socialmente definido, pois, é necessário considerá-lo sob a ótica da dinamicidade das coisas… A sociedade que se impõe como hegemônica, detentora do capital, bem como os mais variados grupos que compõem a cidade de Rio Claro, todos e todas estão em constantes transformações. Não podemos desconsiderar os seres humanos, que habitam nessa cidade e vivenciam constantes transformações, são como águas que correm rio abaixo, ocupando espaços e territórios através de suas afluentes, ressignificando e lançando olhares outros na construção do cotidiano. Sendo assim, não podemos olhar esses números, simplesmente como um dado fixo, estático, mas, como o respiro e o suspirar de vidas sedentas, com seus corpos transitando pelas esferas públicas e espaços educacionais, carregando consigo suas histórias, seus sonhos e, sobretudo, suas sedes.

Diante das comemorações do centenário de Paulo Freire somos brindados com a presente obra, que possibilita ao leitor e leitora, vislumbrar, ainda que superficialmente, um pouco do trabalho do professor e educador que tem diversos prêmios e títulos, dentre os quais, de Patrono da Educação Brasileira. Falar da EJA é trazer à memória o legado de Paulo Freire. A história da educação para jovens e adultos no Brasil é intrínseca a figura emblemática de Paulo Freire, um educador que se propôs estabelecer a relação da Educação com a política. Nesse diálogo, Freire defende a ideia de que os educandos e as educandas, possam não somente ler os livros e os textos propostos numa atividade pedagógica, mas, ler o mundo e a sociedade nos quais estão inseridos.

Portanto, desejamos que, através desse e-book, o pensamento e a construção libertadora das professoras e professores de Rio Claro, através de suas práticas de ensino, possam se fazerem presentes, jorrando águas claras, diante das mais diversas correntes pedagógicas! Esse trabalho é um convite a oceanear, usando o conceito artístico djavaniano. Esperamos que cada história, cada experiência aqui relatada, possa desaguar em nossas mentes e corações. Caro leitor e cara leitora, vocês encontrarão em cada linha deste e-book um leito, sim! O leito de um rio que se mostra límpido e vigoroso, por que não dizer, um rio claro, que corre, a despeito dessa torrencial pandemia, que modificou as águas do conhecimento e dos saberes, com a intenção de torná-las salobras, desgostosas, mas, que nos ensinou a nos reinventarmos, defendendo e colocando a ciência no seu lugar, diga-se de passagem, de onde nunca deveria ter saído. Dessa forma, temos na cidade de Rio Claro, seus afluentes, que são as possibilidades múltiplas para a construção de uma educação nos mais variados espaços, territórios e regiões. Sendo assim, venha beber dessa água, através deste potente e necessário trabalho, construído por várias vozes, águas salutares, pois o rio está claro!

Edson Fabiano dos Santos

Ano de lançamento

2022

Número de páginas

225

ISBN [e-book]

978-65-5869-844-9

Organização

Sandra Fernandes Leite

Formato