Gênero, sexualidades e diferenças: tensionamentos interseccionais no campo da educação

Antônia Eudivânia de Oliveira Silva, Iara Maria de Araújo

APRESENTAÇÃO

As reflexões sobre gênero, sexualidades e diferenças se entrecruzam nesta publicação em conexão com a educação, direitos humanos e cidadania problematizadas a partir da ideia de feminismos plurais, estudos decoloniais e a intersecção com marcadores sociais pulsantes em nosso cotidiano, quais sejam: raça/etnia, violência, geração e territorialidade.

A ideia desse livro surgiu dentro dos estudos e debates realizados no Laboratório de estudos e pesquisas sobre gênero, educação, sexualidades e diferenças LEGRAR/URCA e nas nossas práticas docentes, especialmente na unidade curricular Gênero e diversidade na escola do Programa de Mestrado Profissional em Educação – URCA, que tivemos a oportunidade de ministrar. A intenção é que as reflexões construídas nesses espaços, sejam elas teóricas e/ou práticas, fossem organizadas e expressadas na escrita e partilhadas com um número maior de pessoas, a fim de corroborar com a produção do conhecimento acerca das temáticas abordadas na publicação.

Essa é mais uma forma de reafirmar a proposta do LEGRAR que é tensionar formas naturalizadas e explicativas para os processos constitutivos das identidades sexuais e de gênero e que apontem para modos plurais de afirmação de diferenças, considerando os contextos sociais, culturais e discursivos e suas formas de regulação e normatização por instituições como família, escola, estado e igreja.

Travar o debate sobre temas tão instigantes e polêmicos, apresentados nessa coletânea, se faz urgente e necessário, pois é uma forma de demarcação de posição política e teórica frente a todo um movimento de ampliação de espaços de direita conservadora e retrocesso político. É uma oportunidade de nos somarmos às várias iniciativas e pensamentos na perspectiva de remexer e repensar práticas educativas e epistemologias sexistas, heteronormativas, racistas, coloniais e excludentes que atuam no anulamento, violação, e silenciamento de pessoas e grupos específicos.

Essas interpelações exigem novos enfrentamentos, o que envolve repensar práticas políticas e teóricas, assumir outras vias de interpretação e olhar para esses temas a partir de outros ângulos. Os estudos decoloniais e interseccionais tem assumido esse desafio, constructos teóricos desenvolvidos por muitos textos dessa coletânea.

A partir dessas reflexões e intenções apresentamos nesse livro, oito artigos organizados em três sessões distintas e correlacionadas. A primeira intitulada: Relações de gênero na Escola, é composta por dois artigos.

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Iara Maria de Araújo
Antônia Eudivânia de Oliveira Silva

Ano de lançamento

2022

Número de páginas

204

ISBN [e-book]

978-65-5869-894-4

Organização

Antônia Eudivânia de Oliveira Silva, Iara Maria de Araújo

Formato