Pesquisa em educação: diversas abordagens

Geisa Hupp Fernandes Lacerda, Rayner Raulino

PREFÁCIO

É com muita satisfação que escrevo o prefácio desta obra que congrega resultados de estudos realizados por pesquisadores que têm se dedicado à investigação no campo da educação, envolvendo diversas abordagens relacionadas à formação de profissionais, à prática pedagógica e à inclusão escolar.

Intitulado “Pesquisa em Educação: diversas abordagens”, a composição desta obra reúne artigos que nos provocam fomentar reflexões referentes às possibilidades e desafios relativos às temáticas supracitadas. Pois, apresentam contribuições que nos ajudam a ampliar os olhares sobre temas vinculados à educação. Especialmente, instigam debates sobre configurações dos processos de formação inicial e continuada de profissionais da educação e, de aspectos vinculados às práticas pedagógicas e ao cotidiano da sala de aula e da escola. Essas questões estão circunscritas em uma perspectiva de pensar a instituição escolar como espaço de vivência de todos, considerando as peculiaridades dos sujeitos e suas diferenças.

As temáticas trabalhadas nesta obra também nos ajudam a compreender que é preciso considerar a existência de um processo de interdependência dos contextos macro e micropolíticos, que circunscrevem as políticas públicas educacionais, bem como a escola, a sala de aula, a gestão da educação, os princípios avaliativos, o acesso e a permanência do aluno, a ação docente, a formação profissional, dentre outros fatores. Essa compreensão precisa nos mobilizar na direção da construção de possibilidades de implementação de princípios formativos e educativos que contribuirão para que todo aluno se aproprie dos conhecimentos de acordo com suas potencialidades e particularidades.

O debate sobre essas questões não pode ser descolado de uma análise conjuntural do cenário mundial e da história da educação. Particularmente no Brasil, a partir dos primeiros anos do século XXI, a educação tem passado por transformações significativas, englobando o campo das políticas públicas, da formação de profissionais da educação, e da escolarização de sujeitos a serem atendidos, considerando as suas peculiaridades. Destaca-se aqui a evidente interdependência entre a esfera econômica, a esfera política e a produção do conhecimento, associados à tendência de relativização do papel da educação escolar. O que nos coloca em relevo a necessidade de uma (re)definição teóricometodológica dos processos de formação, inicial e continuada, bem como das práticas educativas.

É na expectativa de compreender esse cenário, que pesquisadores e profissionais da educação têm desenvolvido investigações e promovido diálogos, com o propósito de desvendar as bases epistemológicas e fundantes da formação inicial e continuada de profissionais, e das práticas educativas na construção de processos educacionais inclusivos e com qualidade socialmente referenciada, seja em âmbito escolar ou não‐escolar.

Esses apontamentos nos direcionam a compreender a escola comum como espaço que se configura em lócus privilegiado dos processos formativos, motivo pelo qual a instituição escolar tem sido foco de investigação por pesquisadores da área da educação. Entretanto, desafios são destacados em relação a esse espaço educativo, pois o planejamento, a organização e a coordenação dos tempos e espaços da vida cotidiana escolar em seu âmbito micropolítico, associam‐se às questões macropolíticas da educação em geral. As relações de forças estabelecidas nesse contexto produzem implicações para as práticas pedagógicas escolares.

Perspectivando contribuir com reflexões que se articulam a essas considerações, que essa obra reúne produções de pesquisadores compiladas nos dez capítulos aqui apresentados. Assim, inicia o debate com o texto produzido por Rayner Raulino e Mariangela Lima de Almeida trazendo a temática referente à contribuição das TIC’s para a formação continuada de profissionais da educação na perspectiva da inclusão escolar. Os autores analisam os processos de constituição de ações comunicativas e colaborativas entre gestores públicos de Educação Especial pela via das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) e da pesquisa-ação colaborativo-crítica.

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Ano de lançamento

2021

ISBN

978-65-5869-318-5

ISBN [e-book]

978-65-5869-319-2

Número de páginas

239

Organização

Geisa Hupp Fernandes Lacerda, Rayner Raulino

Formato