Pesquisas em educação especial em Mato Grosso do Sul

Aline Maira da Silva, Washington Cesar Shoiti Nozu

APRESENTAÇÃO

O livro Pesquisas em Educação Especial em Mato Grosso do Sul reúne capítulos com resultados de estudos e pesquisas que evidenciam a pluralidade temática e metodológica das investigações conduzidas por pesquisadores sul-mato-grossenses, na área de Educação Especial. A obra está dividida em três partes que agrupam textos com reflexões sobre a área, a partir da análise da produção científica, das políticas, dos atendimentos especializados, assim como das investigações sobre as práticas pedagógicas identificadas na escolarização dos alunos que compõe o público-alvo da Educação Especial (PAEE).

A Parte 1 do livro, Produção científica: temas e análises, é composta por quatro capítulos que, com base no estudo sobre as produções científicas, abordam temas relacionados ao processo de inclusão escolar, assim como com a Educação Especial e suas interfaces.

Abrindo a primeira seção, o capítulo Inclusão/exclusão na escola, das autoras Greicy Rôa Pereira, Mônica Mendes da Cunha Pestana e Mônica de Carvalho Magalhães Kassar, reflete sobre a escola frente à universalidade da população brasileira, com toda a sua diversidade étnica, social, econômica, religiosa, etc. O trabalho objetiva identificar e analisar situações escolares que podem ser caracterizadas como inclusivas ou segregadoras, no contexto das escolas de Corumbá (MS).

Marilda Moraes Garcia Bruno, Michele Aparecida de Sá e Ilma Regina Castro Saramago de Souza, no capítulo Pontos e contrapontos da articulação entre Educação Especial e Educação Escolar Indígena, discutem os aspectos divergentes e convergentes da articulação entre a Educação Especial e a Educação Escolar Indígena, expressos pela rede discursiva da comunidade indígena Guarani e Kaiowá da região da Grande Dourados (MS). Para a análise, as autoras utilizam as produções científicas realizadas no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (PPGEdu/UFGD) sobre a temática proposta.

As pesquisas desenvolvidas no âmbito do PPGEdu/UFGD também são o foco do capítulo Pesquisas em Educação Especial: construções do GEPES/UFGD/Mato Grosso do Sul, de Morgana de Fátima Agostini Martins, Jeniffer Ribeiro Pessôa e Priscila de Carvalho Acosta. O trabalho apresenta a agenda de pesquisas produzida pelo GEPES – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial, no período entre 2012 e 2021. As autoras discorrem sobre os principais temas e propostas futuras de pesquisas, com o objetivo de fomentar as discussões sobre o empoderamento de famílias, a formação de professores, a construção de instrumentos e o fortalecimento das redes de apoio na interface educação e saúde.

Na sequência, José Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti e Rozemeiry dos Santos Marques Moreira abordam os encaminhamentos de uma pesquisa bibliográfica, no capítulo A produção científica da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul sobre inclusão escolar: uma breve análise. O objetivo é analisar como a produção científica dos Programas de PósGraduação em Educação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) investigou a inclusão escolar, na década posterior à publicação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva de 2008.

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Ano de lançamento

2021

ISBN

978-65-5869-408-3

ISBN [e-book]

978-65-5869-409-0

Número de páginas

311

Organização

Aline Maira da Silva, Washington Cesar Shoiti Nozu

Formato