Caderno de Pesquisas do Profmat/UEL

Organização: Túlio Oliveira de Carvalho

A presente coletânea de textos traz algumas reflexões sobre diversos aspectos da Matemática na Educação Básica. Estas contribuições constituem um recorte das orientações do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, o Profmat, no polo da Universidade Estadual de Londrina.

O Profmat-UEL teve início em 2011. Desde então, o programa veio evoluindo em resposta a novas questões postas pela aprovação da Base Nacional Comum Curricular, assim como a delimitação de um público-alvo formado preferencialmente por professores em atuação na rede pública no ensino básico de Matemática. Por outra parte, houve manutenção da estrutura curricular e da famosa prova nacional chamada Exame Nacional de Qualificação.

Das experiências que decorreram da interação Universidade e Escola Básica, conformadas pelas boas e más dicotomias presentes em tal relação, este volume se apresenta como manifestação. Trata-se de renovar os saberes alimentados pelas preocupações e experiências didáticas e pedagógicas originadas na Educação Básica, particularmente para os temas que dialogam com a matemática.

A coletânea se organiza em seis capítulos, que reproduzem em incontida modéstia a diversidade dos diálogos da matemática. Discorrem sobre temas e problemas transversais, cursos técnicos, números inteiros, a relação entre história da matemática e a geometria de números construtíveis, problemas em aritmética modular e equações nos anos finais do ensino fundamental.

Desta maneira, esse livro apresenta a percepção de que, ao ensinar matemática, existe a possibilidade de explorar conteúdos e metodologias de ensino que oportunizam aos estudantes aprender matemática e vivenciá-la a partir de situações cotidianas, considerando as perspectivas de seus autores.

Experienciar a matemática nessa perspectiva permite que o estudante da Educação Básica amplie seus horizontes, passando de mero resolvedor de problemas algoritmizados a pensante. Esse seria um pensamento matemático, logo, lógico e diferenciado, que invoca uma diversidade de saberes a serem construídos em sala de aula. A matemática, sob este olhar, cumpre um papel que ultrapassa a memorização de fórmulas e técnicas procedimentais, invocando posicionamento crítico e reflexivo diante do mundo.

Este caminho pode conduzir a uma ampliação do saber e consequentemente, redução das desigualdades educacionais, ampliando os horizontes para uma escola mais justa e democrática.

Para além de publicar estas contribuições de egressos e orientadores do Profmat-UEL, estes textos manifestam um convite aos professores de matemática da escola básica a escreverem e lerem sobre a própria atuação, um exercício que consideramos transformador.

Túlio Oliveira de Carvalho

 

Ano de lançamento

2024

Formato

ISBN

978-65-265-1364-4

ISBN [e-book]

978-65-625-1365-1

Número de páginas

155