Uso social das tecnologias na educação: espaços contextos, experiências, práticas e aprendizagens
Organização: Francisca Vilani de Souza, Vânia Maria de Souza, Marta Maria dos Santos Cipriano, Tércia Morgana de Souza Almeida
A leitura entrega reflexões e discussões importantes, independente da área de atuação, uma vez que permite aos sujeitos pensar diferente, reforçando a possibilidade de autonomia no construir e no atuar com diversas habilidades, auxiliando no alcance de competências exigidas para cada âmbito do conhecimento, ou seja, não está restrita apenas ao campo educacional, mas podem e devem ser aplicadas em construção que permeia diferentes tendências em conformidade com a sociedade e a necessidade de adequação contemporânea, uma vez que transfora a realidade.
O poder e efeito das informações pode manter atitudes críticas diante dos conhecimentos desenvolvidos em diferentes espaços sociais. A consciência crítica, a apropriação dos meios de comunicação, são alguns dos conceitos que norteiam a pesquisa e o debate acadêmicos. É preciso entender a prática pedagógica como uma atividade que ultrapasse os limites da sala de aula e das instituições de ensino. Logo, buscar técnicas e tecnologias como instrumentos para potencializar o processo de construção de conhecimento e cidadania podem ser efetivadas, com objetivo de emancipar o sujeito e proporcionar desenvolvimento social e humano.
Diante de uma realidade cada vez mais desenvolvida com uso de tecnologias, é preciso repensar um ensino que inclua os novos recursos na formação dos alunos. O trabalho docente é uma ação de extrema complexidade e, portanto, requer integração para o reconhecimento dessa complexidade e os limites do acolhimento das diferenças individuais dos alunos. As novas tecnologias estão presentes no cotidiano das pessoas e imprimindo mudanças inesperadas na sociedade atual em todas as esferas da estrutura social, política, econômica, entre outras.
Essa evolução das Tecnologias permite que a maioria da população tenha acesso à informação, o que traz mudanças profundas em várias áreas do saber, principalmente no campo acadêmico, onde são discutidos e construídos conhecimento. Este requisito se dá pelas rápidas transformações tecnológicas a que está submetido o homem moderno sempre preocupado em estar atualizado e oferecer recursos, técnicas e formação do ser humano, por meio da exploração de práticas pedagógicas recentes.
Ano de lançamento | 2024 |
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Formato | |
ISBN [e-book] | 978-65-265-1706-2 |
Número de páginas | 211 |