Decolonialidade como prática de resistência e esperança no ensinoaprendizagem de línguas-literaturas-linguagens
Organização: Grassinete Carioca de Albuquerque Oliveira, Amilton José Freire de Queiroz, André Effgen de Aguiar
Esta obra explora, discute e apresenta abordagens decoloniais ao ensino de línguas-literaturas-linguagens. Organiza-se em quatro seções, cada uma significando um “vento” diferente e representa, metaforicamente, diferentes perspectivas e abordagens sobre o fazer-sentir-ser decolonial como ato de resistência, esperança e humanidade. Apresenta contribuições de pesquisadores que investigam a intersecção entre línguas-literaturas-linguagens com culturas, poder, educação, censura, vozes marginalizadas, dentre outras em uma perspectiva decolonial. Assim, o livro promove o exame crítico-colaborativo sobre os legados coloniais na educação e encoraja-nos a ir em busca de outras metodologias de ensino mais inovadoras, inclusivas e transformadoras.
Ano de lançamento | 2025 |
---|---|
Formato | |
ISBN | 978-65-265-1767-3 |
ISBN [e-book] | 978-65-265-1768-0 |
Número de páginas | 373 |