Escutar, dialogar, protagonizar: o trabalho com projetos no NDC CAp UFC

Organização: Fátima Sampaio Silva, Fátima Maria Araújo Saboia Leitão, Maria Auricélia da Silva

Esta obra nasce da escuta sensível das crianças e do compromisso com uma educação mais justa, inclusiva e transformadora. A partir do trabalho com projetos, o NDC compartilha vivências que entrelaçam teoria e prática, fortalecem vínculos, ressignificam espaços e valorizam as múltiplas formas de expressão das crianças. É um convite dirigido a profissionais da educação, famílias e demais leitores que se interessam pelo desenvolvimento integral da criança e desejam repensar suas práticas, considerando a potência de uma educação colaborativa, afetiva e humanizadora. Assim, nasce um projeto…

O que é isso, profe?!

Durante uma aula-passeio pelos arredores da escola, em meio a uma área bastante arborizada, um grito rompeu o burburinho das conversas infantis: – O que é isso, profe?! A pergunta vibrante de uma das crianças capturou instantaneamente a atenção do grupo, que caminhava explorando a natureza com olhares atentos e curiosos. Num piscar de olhos, todas se voltaram na mesma direção: um imponente cupinzeiro aderido ao tronco de uma árvore se destacava como uma escultura viva, misteriosa e intrigante. Antes mesmo que a “profe” – tratamento carinhoso dado à professora – pudesse responder, as crianças correram até a estrutura, fascinadas por aquela obra que parecia ter emergido de um mundo fantástico.

Com delicadeza, a professora fez uma pequena abertura na complexa construção, revelando um interior fervilhante de minúsculas criaturas em surpreendente agitação. Olhos arregalados, expressões de espanto e uma avalanche de perguntas tomaram conta do momento. Quem eram aqueles seres? Por que viviam ali? O que faziam? A árvore para eles abrigava um universo inteiro — e as crianças estavam determinadas a desvendá-lo. O que começou como um simples passeio se transformou numa aventura de descobertas, pesquisas e aprendizados. A curiosidade e o interesse espontâneo das crianças inspiraram a ação pedagógica. Assim nasceu a primeira iniciativa do Núcleo de Desenvolvimento da Criança (NDC), norteada pela metodologia de trabalho com projetos. Vale ressaltar que, à época, essa abordagem que valoriza o interesse, o protagonismo das crianças, sempre com a mediação sensível e intencional da/o professora/or – ainda era pouco divulgada no Ceará. Relato de Maria Cilvia Queiroz, pedagoga, geógrafa, mestre e doutora em Educação Brasileira. Pertencente à Rede Municipal de Educação de Fortaleza e cedida ao Departamento de Economia Doméstica do Centro de Ciências Agrárias entre 1981 e 2013. Iniciou sua trajetória como docente no Projeto Uruguaiana e, de 1991 a 2013, integrou o quadro de professores do NDC.

Ano de lançamento

2025

Formato

ISBN

978-65-265-2042-7

ISBN [e-book]

978-65-265-2043-4

Número de páginas

192