Percursos formativos e Diretrizes para a Formação em Mentoria de Diretores Escolares

Organização: Maria Cecília Luiz

O percurso formativo e as diretrizes para a Formação em Mentoria de Diretores Escolares foram elaborados com o propósito de subsidiar a atuação dos profissionais das Universidades Federais brasileiras parceiras, envolvidos com a formação de gestores escolares e comprometidos em fortalecer e assegurar a coerência teórico-metodológica desta proposta. Parte-se da convicção de que essa iniciativa possui grande potencial para contribuir com a implementação de políticas públicas voltadas à formação continuada para diretores de escola, promovendo processos formativos mais consistentes, articulados e alinhados às demandas reais das redes de ensino.
Busca-se, promover a qualificação dos processos formativos para diretores de escolas e técnicos de secretarias de educação, incentivar a construção coletiva do conhecimento e favorecer a consolidação de práticas reflexivas, colaborativas e situadas no cotidiano da gestão escolar.
Fundamenta-se em uma concepção democrática, pautada na valorização da tomada de decisão coletiva, por meio da escuta ativa, do diálogo e da troca de saberes entre os sujeitos. Ao articular teoria e prática, pretende-se desenvolver competências profissionais que contribuam para essa gestão escolar democrática, participativa e comprometida com a melhoria da qualidade da educação pública. Há o reconhecimento de que diretores e técnicos de Secretarias de Educação são protagonistas, portanto, ativos no processo de aprendizagem.
Por fim, a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), reafirmam o compromisso com a formação de diretores escolares de instituições da Educação Básica, assim como apoia as Secretarias de Educação na institucionalização e sustentabilidade da Formação em Mentoria de Diretores Escolares1, que visa fortalecer redes de aprendizagem e desenvolvimento profissional contínuo.

Ano de lançamento

2025

Formato

ISBN [e-book]

978-65-265-2277-6

Número de páginas

138