
10 anos da Licenciatura em Educação do Campo na UFPI: epistemologias, políticas, práticas e saberes
Organização: Adriano Santana Soares, Michelli Ferreira dos Santos, Raimunda Alves Melo
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Portanto, o conjunto de artigos organizados neste livro se configuram como importante referencial para aqueles que se interessam por temáticas relacionadas a EdoC. Isso ocorre porque são resultado de experiências acumuladas na trajetória dos dez anos da LEdoC e representam conhecimento teórico produzido por aqueles que construíram o curso.
Como nos adverte Engels (2015) em epígrafe, o conhecimento apropriado pelos indivíduos não significa independência em relação as legalidades sociais e naturais presentes na realidade. No caso da LEdoC, representa a necessidade de continuarmos aprendendo e avançando na construção do conhecimento sobre a organização curricular do curso, sobre as diversas áreas que o configuram e sobre as contradições que condicionam a organização do trabalho pedagógico em universidade pública. Contudo, é esse conhecimento construído, que permite aos educadores, cada vez mais e melhor, desenvolverem suas ações formativas com segurança, o que significa ter maior liberdade nas suas decisões, pois “[…] liberdade da vontade nada mais é que a capacidade de decidir com conhecimento de causa
(Engels, 2015, p. 170).
Luiz Jesus Santos Bonfim
Ano de lançamento | 2025 |
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Formato | |
ISBN | 978-65-265-1784-0 |
ISBN [e-book] | 978-65-265-1783-3 |
Número de páginas | 297 |