A Geografia na educação: múltiplas temáticas e dimensões de análise

Organização: Daniel Rodrigues Silva Luz Neto, Maria Solange Melo de Sousa, Juanice Pereira Santos Silva

A obra A Geografia na educação: múltiplas temáticas e dimensões de análise instiga os leitores a refletir sobre o ensino de Geografia a partir do diálogo entre fundamentação teórica e as vivências práticas de professores-pesquisadores. Esses educadores enfrentam, em seu cotidiano, desafios e perspectivas no processo de construção dos conhecimentos geográficos em um mundo em constante transformação. A Coletânea explora temas variados, incluindo a relação entre a Geografia e a Literatura, utilizando a obra “O meu pé de Laranja Lima”, de José Mauro de Vasconcelos (1968); destaca as categorias geográficas em uma dimensão de análise do local de vivência dos estudantes na construção de sua identidade periférica; analisa a importância das metodologias ativas no ensino de Geografia, em que se questiona se elas são a solução para o desenvolvimento do pensamento geográfico na Educação Básica; apresenta o relato de experiência docente de um trabalho de campo realizado com estudantes do curso de Geografia da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Nordeste; discute como a prática docente recebe uma nova significação no século XXI, ao receber influências das mudanças globais onde o mercado de trabalho impõe novas exigências de qualificação e formação profissional; mostra a importância do trabalho de campo como prática pedagógica na sensibilização e na valorização do bioma cerrado como patrimônio ambiental. Além disso, a obra aborda temas como alfabetização, letramento geográfico e os novos letramentos, destacando práticas pedagógicas que integram recursos digitais, como mapas interativos e jogos educativos, para fomentar o engajamento e a autonomia dos alunos; e, por fim, defende-se a relevância de propostas de ensino conectadas à realidade dos docentes brasileiros, considerando os desafios no uso de literaturas complexas e valorizando a situação geográfica como caminho metodológico para o ensino. As discussões reunidas neste trabalho coletivo envolvem a articulação entre as teorias e os saberes experimentais vivenciados por esses professores-pesquisadores na Educação Básica e no Ensino Superior, relativas ao período 2023 a 2024.

Boa leitura!

Os organizadores.

Ano de lançamento

2025

Formato

ISBN

978-65-265-1966-0

ISBN [e-book]

978-65-265-1967-7

Número de páginas

189