A prática de análise linguística no contexto escolar: o que é e como fazer
Organização: Francieli Matzenbacher Pinton, Taís Vasques Barreto
DOI: 10.51795/9786526505595
Este e-book tem por objetivo apresentar um panorama teórico-metodológico da prática de linguagem denominada Prática de Análise Linguística (PAL) no contexto da educação básica. A PAL pode ser entendida como o conjunto de conhecimentos sobre o funcionamento da linguagem e sobre o sistema linguístico relevantes para as demais práticas de linguagem (leitura, oralidade e produção de textos). Nesse viés, a análise linguística promove “a reflexão consciente sobre os fenômenos gramaticais e textual-discursivos que perpassam os usos linguísticos”, impactando “sobre a qualidade dos textos produzidos” (MENDONÇA, 2006, p. 204).
Apesar de o termo Prática de Análise Linguística ter sido cunhado na década de 80 pelo professor linguista João Wanderley Geraldi e ter sido amplamente divulgado em documentos oficiais, a sua recontextualização em atividades didáticas ainda se constitui um desafio para professores/as em formação inicial e continuada conforme apontam investigações recentes (PINTON; SILVA, 2020; VOLK, 2020; BORDIM, 2022; BARRETO, 2022). Assim, propomo-nos, neste e-book, sintetizar princípios norteadores da PAL, com vistas a auxiliar o processo de elaboração de atividades didáticas que promovam, efetivamente, a integração entre as práticas de linguagem e considerem os aspectos relevantes à análise linguística para fins didáticos.
Para isso, organizamos este material em cinco unidades, quais sejam: i) Ensino de língua portuguesa: breve panorama teórico-metodológico; ii) Prática de Análise Linguística: o que é, como e por que fazer; iii) Prática de análise linguística nos documentos oficiais: dos PCN à BNCC; iv) Prática de Análise Linguística nos livros didáticos: o que é possível encontrar; e v) Produção de atividades didáticas: a Prática de Análise Linguística como articuladora das demais práticas de linguagem.
[…]
Desejamos que este material possibilite a reflexão sobre a PAL e instigue a produzir atividades de AL que contemplem o ensino de Língua Portuguesa em uma perspectiva dialógica e crítica.
Ano de lançamento | 2023 |
---|---|
Formato | |
ISBN [e-book] | 978-65-265-0559-5 |
Número de páginas | 108 |
Organização | Francieli Matzenbacher Pinton, Taís Vasques Barreto |