Aprendizagem baseada em projeto no ensino de geografia

Autoria: Ilaina Damasceno

O objetivo geral deste livro, como a aprendizagem baseada em projetos (ABP), poderá transformar crianças em parceiros ativos de sua própria aprendizagem. A obra é composta por duas partes: texto acadêmico e propostas práticas de ABP. Sendo assim, busca-se estabelecer uma relação entre um debate acerca da experiência como elemento essencial para a aprendizagem e o ato de ensinar, por meio da apresentação sucinta dos fundamentos teóricos e do fornecimento de modelos para aplicação.
Em sua composição, os capítulos da seção prática possuem a mesma estrutura. Ou seja, iniciam com uma análise do bairro a ser estudado, enfatizando a questão pertinente à comunidade pela qual se interessa analisar. Depois, será apresentado o planejamento para a implementação da ABP nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

Cada capítulo se propõe a ser uma ideia de projeto a ser adaptado e implementado, de acordo com o desejo do leitor. É importante notar que os projetos oferecidos como modelo, embora apresentem ideias inovadoras e vibrantes, não foram escolhidos para exemplificar “melhores práticas”, mas para ilustrar como algumas pedagogas, em processo de formação, responderam ao desafio de envolver crianças em processos de pesquisa, coleta, análise e de uso de dados para propor soluções a problemas reais de suas comunidades.

[…]

Por fim, pode-se dizer que este livro explora esses princípios e fornece, aos pedagogos, oportunidades para explorar projetos como estratégia com vistas ao desenvolvimento da aprendizagem. A partir dessa perspectiva, portanto, a obra, ao apresentar sugestões práticas para implementação nas salas de aula, se propõe a auxiliar professores a reunirem a base teórica das ideias essenciais sobre aprendizagem ativa, conectando-a com os princípios da prática reflexiva na aprendizagem de crianças.

Ano de lançamento

2025

Formato

ISBN [e-book]

978-65-265-2188-5

Número de páginas

187