Caderno de orientações para transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental
Organização: Raimunda Alves Melo, Elvira Cristina Martins Tassoni
O Caderno de Orientações para Transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental é um dos produtos de uma pesquisa de pós-doutorado em educação, desenvolvida em âmbito da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) através do Programa de Desenvolvimento da Pós- Graduação (PDPG) – Pós-Doutorado Estratégico proposto pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A pesquisa em questão, busca contribuir com a produção de conhecimentos que visam orientar as políticas de transição entre as duas primeiras etapas da Educação Básica, com vistas promover o encontro de políticas e práticas pedagógicas, a fim de garantir às crianças o cuidado, os afetos, o acolhimento, a apropriação de novos conhecimentos e a continuidade do seu processo de aprendizagem e de desenvolvimento.
O presente material contempla pequenos textos com orientações que refletem uma abordagem atravessada por empirias que se relacionam às experiências oriundas das práticas pedagógicas, de gestão escolar e da política educacional. Isso implicou considerar uma rede epistemológica que se faz presente na trama de saberes e fazeres que emergem e se potencializam em ações dentro do espaço-tempo das redes de educação e escolas. Destarte, os escritos que compõem esse Caderno perpassam por estudos e reflexões teóricas, relatos de experiências, socialização de projetos, sequências e planos, criando uma trama na qual é possível desenvolver trocas, diálogos e reflexões entre pesquisadores/as e educadores.
Esperamos que este Caderno de Orientações para Transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental possa ser um guia, a partir do qual os/as educadores/as possam estudar, discutir, pesquisar e ampliar as políticas e as práticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, a fim de assegurar que cada criança seja atendida em espaços educativos cujas propostas pedagógicas respeitem seus percursos de vida, sua cultura, a heterogeneidade, as singularidades e o direito a uma aprendizagem integral e integrada.
Ano de lançamento | 2024 |
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Formato | |
ISBN | 978-65-265-1508-2 |
ISBN [e-book] | 978-65-265-1509-9 |
Número de páginas | 114 |