Caderno de orientações para transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental

Organização: Raimunda Alves Melo, Elvira Cristina Martins Tassoni

O Caderno de Orientações para Transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental é um dos produtos de uma pesquisa de pós-doutorado em educação, desenvolvida em âmbito da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) através do Programa de Desenvolvimento da Pós- Graduação (PDPG) – Pós-Doutorado Estratégico proposto pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).  A pesquisa em questão, busca contribuir com a produção de conhecimentos que visam orientar as políticas de transição entre as duas primeiras etapas da Educação Básica, com vistas promover o encontro de políticas e práticas pedagógicas, a fim de garantir às crianças o cuidado, os afetos, o acolhimento, a apropriação de novos conhecimentos e a continuidade do seu processo de aprendizagem e de desenvolvimento.

O presente material contempla pequenos textos com orientações que refletem uma abordagem atravessada por empirias que se relacionam às experiências oriundas das práticas pedagógicas, de gestão escolar e da política educacional. Isso implicou considerar uma rede epistemológica que se faz presente na trama de saberes e fazeres que emergem e se potencializam em ações dentro do espaço-tempo das redes de educação e escolas. Destarte, os escritos que compõem esse Caderno perpassam por estudos e reflexões teóricas, relatos de experiências, socialização de projetos, sequências e planos, criando uma trama na qual é possível desenvolver trocas, diálogos e reflexões entre pesquisadores/as e educadores.

Esperamos que este Caderno de Orientações para Transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental possa ser um guia, a partir do qual os/as educadores/as possam estudar, discutir, pesquisar e ampliar as políticas e as práticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, a fim de assegurar que cada criança seja atendida em espaços educativos cujas propostas pedagógicas respeitem seus percursos de vida, sua cultura, a heterogeneidade, as singularidades e o direito a uma aprendizagem integral e integrada.

Ano de lançamento

2024

Formato

ISBN

978-65-265-1508-2

ISBN [e-book]

978-65-265-1509-9

Número de páginas

114