Construção de conhecimento: percurso necessário para compreender a educação inclusiva
Array
No processo de inclusão é fundamental pensar as flexibilizações curriculares, levando em consideração o grupo de alunos e a diversidade que o compõe. Fazer parte de um grupo implica compartilhar interesses e aprendizagens. A escola não se constitui de maneira diferente como um território institucional expressivo da cultura em que se insere. Ela sofre pressões para acompanhar os novos tempos e lidar melhor com a diversidade do público que deve atender. Um público de aprendizes de cidadania que, para exercê-la, precisam de algo mais que o mero direito de expressão.
A discussão sobre educação inclusiva envolve a relação exclusão e inclusão que ganha tonalidades diferentes e altera as políticas sociais, impondo uma nova ética e uma moral que justificam o controle das tecnologias, o monopólio das riquezas, o domínio das informações, a circulação de conhecimento, a seleção dos benefícios, a delimitação dos territórios e as possibilidades de melhorias de vida.
Os textos 13 textos selecionados para este e-book trazem vários aspectos do contexto escolar e social. Assim para desenvolver práticas e valores em que a diferença é encarada como uma condição humana. Para isso, é necessário construção ações que atendem a clientela e problematize para construir à mudança. Os autores apresentam estudos e experiências que contribuem para a o delineamento de perspectivas e desafios colocados para explorar de diferentes ângulos as implicações de pesquisas e de práticas direcionadas às pessoas com deficiência e interpretadas a partir do cenário político, social e educacional.
Francisca Vilani de Souza
Ano de lançamento | 2024 |
---|---|
Formato | |
ISBN [e-book] | 978-65-265-1308-8 |
Número de páginas | 220 |