Cultura digital e Educação: metodologia para a formação continuada de professores da Educação Básica
Organização: Carine Bueira Loureiro, Sílvia de Castro Bertagnolli, Maria Tanise Raphaelli Bosquerolli Antunes
A Cultua Digital está relacionada com as formas de pensar, se relacionar, conviver, trabalhar, estudar, consumir, interagir, produzir, se comunicar, acessar informações etc. mediadas pelo uso de artefatos tecnológicos digitais. Mais do que fazer de tecnologia digitais (TD), a Cultura Digital modifica a forma como nos entendemos enquanto sujeitos. Portanto, mais do que saber fazer uso das TD, viver em um mundo mediado por TD requer a compreensão do funcionamento do ambiente digital. Ao adentrar nas particularidades que envolvem a educação escolarizada e o uso das TD variáveis como infraestrutura física, tecnológica, de acesso a internet, faixa etária dos estudantes, repertório tecnológico do corpo docente e tempo disponível para estudo e preparação de aulas, condições sociais e econômicas, tanto dos estudantes quanto dos professores, precisam ser consideradas, pois não se trata apenas de aprender a fazer uso de um artefato, mas sim de compreender todas as relações que estão envolvidas quando falamos em Cultura Digital. Neste viés que foi pensada a metodologia para a formação de professores, para a Cultura Digital em que o uso de tecnologias digitais (TD) como recursos mediadores do processo de aprendizagem é apenas uma parte de todo o processo.
A metodologia para a formação de professores para a Cultura Digital, desde a elaboração até a sua validação, contou com a participação de professores da Educação Básica oriundos de diferentes contextos escolares. Este movimento foi fundamental para a criar as bases para uma metodologia atentas às demandas e necessidades de cada escola e do respectivo corpo docente. Professores da Educação Básica participaram ativamente de todo o processo de construção dos movimentos metodológicos. Assim, o diferencial desta proposta, criada no âmbito de uma pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Informática na Educação, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), está no respeito às singularidades de cada espaço escolar e na priorização da intencionalidade pedagógica para a inserção e uso de TD na educação. Isso quer dizer que a metodologia frisa a importância de o professor priorizar o propósito pedagógico na escolha de um recurso tecnológico digital para a mediação pedagógica. Em síntese, a metodologia aqui proposta parte a noção de Cultura Digital como um processo amplo e que abarca a todos e aborda a Informática na Educação como uma parte deste processo e que precisa ser trabalhada de acordo com cada contexto.
Ano de lançamento | 2024 |
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Formato | |
ISBN | 978-65-265-1575-4 |
ISBN [e-book] | 978-65-265-1576-1 |
Número de páginas | 113 |