Desenho Universal e Desenho Universal para Aprendizagem: fundamentos, práticas e propostas para Educação Inclusiva. Vol 2

Anderson Roges Teixeira Góes, Priscila Kabbaz Alves da Costa

DOI: 10.51795/9786526509357

A função de ensinar é uma das tarefas mais desafiantes e maravilhosas que existem, mas, por sua vez, das mais complexas, pois, além de ter de lidar com diversas práticas pedagógicas e didáticas, com uma variedade inúmera de métodos e materiais, com desafios próprios da organização macro e microescolar, apresenta o desafio do trabalho com pessoas.

Essas pessoas são diferentes, diversas – como gostamos de dizer na linguagem educacional –, com origens das mais variadas, singulares contextos em que crescem e evoluem, características físicas e intelectuais que as diferenciam de qualquer outro sujeito humano. Precisamente essa diversidade representa o maior dos desafios e, paradoxalmente, ao mesmo tempo a maior das riquezas e possibilidades.

A proposta de implementação da educação inclusiva desencadeou inúmeras preocupações e inquietações para sua efetivação. O nascimento de uma Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, para além das intenções legais, foi um divisor de águas pelo que representa, em linhas gerais, como desafio para o sistema de ensino brasileiro, assegurando sua consolidação e marcando as linhas para que a proposta se efetive. Mas o elemento fundamental, que a dota de sentido, é que todas as pessoas têm um potencial de aprendizagem e, quando colocadas na situação de desafio a partir de sua zona de desenvolvimento proximal, são suscetíveis de desenvolver aprendizagens.

Eladio Sebastián-Heredero

Ano de lançamento

2023

Formato

ISBN [e-book]

978-65-265-0935-7

Número de páginas

247