Desigualdades: uma reflexão necessária em sala de aula

Organização: Mozart Linhares da Silva, Larissa Scotta

As desigualdades sociais, em suas diversas manifestações, são desafios centrais para a sociedade. Este livro busca oferecer ferramentas a professores e alunos da educação básica e superior, promovendo reflexões críticas sobre as múltiplas formas de desigualdade que impactam o acesso a direitos, oportunidades e recursos. Os capítulos abordam desde questões estruturais, como desigualdades econômicas e sociais, até desafios contemporâneos, como acesso à tecnologia, educação e saúde, além de temas como gênero, capacitismo, desigualdades raciais e envelhecimento. om enfoque interdisciplinar, os conteúdos conectam teoria e prática, incluindo atividades didáticas que estimulam debates interativos e análises críticas em sala de aula. Questões como representação política, violência contra mulheres, acesso desigual à cidade e justiça, e desafios na segurança pública são tratadas de forma integrada, cruzando saberes da sociologia, filosofia e ciência política.

Este livro é um convite à transformação social por meio da educação, incentivando reflexões, diálogos significativos e estratégias colaborativas para superar desigualdades e construir uma sociedade mais justa, inclusiva e democrática.

Essa coletânea de textos faz parte das ações do Grupo de Pesquisa (CNPq) “Identidade e Diferença na Educação”, que atua no âmbito da Linha de Pesquisa “Educação, Cultura e Produção de Sujeitos” e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. A coletânea contou com financiamento do Edital Universal CNPq: Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 – Faixa A – Grupos Emergentes. Processo: 403744/2021-0.

Ano de lançamento

2025

Formato

ISBN

978-65-265-1569-4

ISBN [e-book]

978-65-265-1570-0

Número de páginas

292