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Diálogos para uma extensão universitária transformadora
APRESENTAÇÃO
As ideias apresentadas nesta publicação são fruto da revisão bibliográfica da dissertação de mestrado intitulada “Diálogos entre universidade pública e movimentos sociais em meio ao caos: a experiência de um projeto de extensão junto a trabalhadores ambulantes durante a pandemia da COVID-19”, de autoria de Andréia Pereira de Araújo Matos, sob a orientação dos docentes Dra. Milena Pavan Serafim e Dr. Luís Fernando Soares Zuin. Tal dissertação foi defendida no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em março de 2022.
A referida pesquisa de mestrado teve o objetivo de refletir sobre a teoria e a prática da extensão universitária em universidades públicas brasileiras junto a movimentos sociais e populações em vulnerabilidade social durante a pandemia da COVID-19. Como recorte, realizou-se um estudo de caso sobre a atuação de um projeto de extensão junto a uma associação de trabalhadores ambulantes da cidade de Niterói/RJ durante o período pandêmico, com foco na observação das ações do projeto, na troca de saberes entre participantes, nas dificuldades vivenciadas durante a pandemia e nível de diálogo entre extensionistas e trabalhadores ambulantes, à luz dos principais conceitos e diretrizes brasileiras acerca da extensão. O referencial teórico abarcou os temas da extensão universitária, papel social da extensão, informalidade, trabalho ambulante e o contexto da pandemia da COVID-19. O estudo de caso teve como conclusão que, apesar das limitações encontradas para a prática da extensão nas universidades brasileiras, é possível construir uma relação socialmente relevante entre a universidade pública e movimentos sociais ligados à grupos marginalizados, através de uma prática extensionista dialógica e participativa.
Para esta publicação da Rede Aurora, realizamos um recorte bastante definido e focamos, exclusivamente, no referencial teórico acerca da extensão universitária, suas diretrizes e práticas no contexto brasileiro, a fim de contribuir com outros estudos sobre o tema e participar do fortalecimento da extensão universitária em nosso país. A dissertação completa pode ser encontrada no Repositório Institucional da UFSCar, através do link https://repositorio.ufscar.br/.
Ano de lançamento | 2022 |
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Número de páginas | 94 |
ISBN [e-book] | 978-65-5869-809-8 |
Organização | Andréia Pereira de Araújo Matos, Luís Fernando Soares Zuin, Milena Pavan Serafim |
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