Educação e epistemologias comparadas: um debate necessário
Organização: Silvio Sánchez Gamboa
A obra “EDUCAÇÃO E EPISTEMOLOGIAS COMPARADAS: um debate necessário”, é lançada em um momento em que a nação brasileira enfrenta, na realidade concreta, os resultados práticos da disseminação da negação da ciência, do pensamento sistemático, das análises criteriosas, e das posturas críticas fundamentadas filosoficamente, o que vem contribuindo com, e até mesmo justificando o rebaixamento e o esvaziamento da educação em suas diversas expressões, níveis, e modalidades de ensino. Neste contexto, o conteúdo deste livro torna-se fundamental como uma contribuição a um debate necessário acerca das ideias implícitas nas correspondentes práticas pedagógicas, propostas de políticas públicas, de formação de professores, e dos próprios estudos e elaborações teóricas na área da educação, fomentando a reflexão crítica quanto aos aspectos que, em última instância, compõe a tarefa ontológica da educação e a necessária construção de um projeto histórico de sociedade que supere a destruição da humanidade e da natureza, e que se articule com a tarefa premente de superação da barbárie em curso. Assim, ao nos apresentar análises comparadas acerca de diversos aspectos da realidade educacional, considerando a epistemologia como ferramenta teórica para a crítica, assim como, ao expor exemplos concretos a partir de proposições pedagógicas superadoras, o livro torna-se um importante ponto de apoio para todos os que buscam se colocar como atuantes na construção de uma educação consistente, rica de conteúdos histórica e socialmente relevantes, pedagógica e metodologicamente crítica, enfim, alinhados a uma educação humanizadora.
Joelma de Oliveira Albuquerque
Ano de lançamento | 2022 |
---|---|
Formato | |
ISBN | 978-65-265-0056-9 |
ISBN [e-book] | 978-65-265-0057-6 |
Número de páginas | 269 |
Organização | Silvio Sánchez Gamboa |