Educação e linguagem na perspectiva histórico-cultural
Organização: Aline Cassol Daga Cavalheiro, Suziane da Silva Mossmann
“Trata-se de obra robusta, com resultados de estudos teóricos e aplicados, de um grupo que vem consistentemente se desafiando a repensar concepções, conteúdos e modos de ensino escolar de Língua Portuguesa com base em uma perspectiva teórica profícua, que é a teoria histórico-cultural. Os textos exalam ansiedade, intensidade, quase insubordinação teórica e buscam diálogos tensos e coerentes com outros referenciais possíveis, como a teoria enunciativa de M. Bakhtin e a teoria histórico-crítica de Dermeval Saviani.” (Luiz Percival Leme Britto)
____
“[…] o papel do ensino de língua escolar é o de “ensinar mais língua” – isto é, a língua que se produz socialmente em diversas e complexas dimensões da história e na e pela qual se manifesta o conhecimento, o qual não coincide com a língua que se adquire no imediatismo do viver, nas relações típicas do cotidiano. Isso obriga reconhecer que há para aprender (e ensinar) mais língua, mais da língua e mais com a língua, uma vez que há conhecimentos da língua que resultam da aprendizagem que, transcendendo o imediatismo, organizam-se com base na produção intelectual humana e demandam formas de mais elaboradas para se concretizarem.” (Luiz Percival Leme Britto)
Ano de lançamento | 2021 |
---|---|
ISBN [e-book] | 978-65-5869-262-1 |
Número de páginas | 480 |
Organização | Aline Cassol Daga Cavalheiro, Suziane da Silva Mossmann |
Formato |