
Educação linguística em práticas discursivas acadêmicas. Vol. 2
Organização: Fabiana Esteves Neves, Jéssica do Nascimento Rodrigues
Categorias: Educação, Estudos bakhtinianos, Linguística
Tags: Educação linguística, Estudos Bakhtinianos, Estudos em metacognição, GEPLEA-UFF
Nunca deixo de me surpreender como a escrita e leitura são habilidades centrais para um ensino superior de qualidade. Ao mesmo tempo, nunca deixo de me surpreender como tais habilidades são tão pouco democratizadas na universidade brasileira. Mas, infelizmente, não deveria ser surpresa que habilidades tão valiosas sejam parcamente distribuídas num país tão desigual como o nosso. A escrita e a leitura são capitais simbólicos, econômicos, políticos e, claro, intelectuais. Talvez, por isso, conseguir sua distribuição efetiva seja, antes de tudo, um ato político. É assim que devemos ler a proposta da obra “Educação linguística em práticas discursivas acadêmicas – volume 2”. Um livro que fissura concepções tradicionais sobre temas centrais na vida acadêmica brasileira, como aqueles relativos ao emprego da escrita e leitura por docentes e estudantes universitários. Resultado de um consistente grupo de pesquisa, orientado para lacunas evidentes no ensino de habilidades de bases, no ensino superior brasileiro, a proposta deste livro trata de uma questão mais do que urgente, a saber, a explicitação radical e crítica de elementos que perpassam as práticas discursivas amplamente exigidas, mas parcamente ensinadas na universidade, em nosso país. Assim, por meio de uma linguagem que não abandona o rigor teórico, mas ao mesmo tempo é acessível e pragmática – no melhor sentido possível dessa expressão – este livro apresenta saídas pedagógicas ainda pouco exploradas no Brasil. Por fim, não é exagero afirmar que este livro tem valor para docentes universitários de todas as áreas do conhecimento, uma vez que provê possibilidades inestimáveis para auxiliarmos nossos estudantes a ingressar no complexo e instigante universo do discurso acadêmico. Nesse sentido, é uma obra que vai além de expor a relevância das práticas discursivas em tal discurso: é uma obra que aponta caminhos para mudanças e avanços significados daquilo que esquecemos que é central para uma formação, no ensino superior, de qualidade e democrática: a leitura e escrita sofisticada.
Robson Cruz
Ano de lançamento | 2025 |
---|---|
Formato | |
ISBN | 978-65-265-2054-3 |
ISBN [e-book] | 978-65-265-2055-0 |
Número de páginas | 168 |
Produtos relacionados
-
Multilinguagens, tecnologias e letramentos em EAD: questões didáticas no ensino superior.
Francisco Renato Lima, Jovina da Silva -
Por que a creche é uma luta das mulheres? Inquietações femininas já demonstram que as crianças pequenas são de responsabilidade de toda a sociedade.
Flávio Santiago, Maria Amélia de Almei... -
O ensino colaborativo na educação física escolar
Ana Carolina Santana de Oliveira, Maria ... -
Educação especial, adaptações curriculares e inclusão escolar: desafios na alfabetização
Maria Piedade Resende da Costa, Miryan C...